Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/03/2008

Teatro mostra necessidade do uso racional da água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, acontecem hoje, 18, no Cine Teatro Lúmine, duas apresentações do espetáculo teatral História Molhada. A promoção é do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) em parceria com a Prefeitura, Centro de Educação Ambiental e Consórcio Ribeirão Lajeado.
A peça, encenada pela Cia Trem Bão de Teatro e Música, de São Caetano do Sul, terá uma sessão às 08h30 e outra às 13h30, gratuitamente. Estas duas sessões já estão fechadas com as participações de diversas escolas públicas e particulares do município.
Segundo informou a professora Regina Ferlini Teixeira, da equipe do Centro de Educação Ambiental, cerca de 800 estudantes devem assistir ao espetáculo. “Foram escolhidos os alunos que freqüentam o 5º ano de cada escola, estando todas representadas nesta comemoração”, disse.
Pela manhã participam do evento os alunos das escolas municipais Profª Montaha Gibara Ayub, Casa da Amizade, Profª Elza Nadai Silvino, Profª Joana Helena de Castilho Marques, Marcos Trench, Profª Marilena Cipriano Pereira, Dr. Mário Sabino; Colégio Anglo, Colégio Oceu, Sesi 136, Barracões Comunitários e Comitê de Mobilização e Combate à Dengue.
No período da tarde a programação envolve as escolas municipais Profª Darcy Aparecida Buranello Marin, Profª Harume Kubota da Silva, Casa da Amizade, Profª Elza Nadai Silvino, Profª Joana Helena de Castilho Marques, Marcos Trench, Profª Marilena Cipriano Pereira, Mário Sabino; escolas estaduais Augusto Pereira de Moraes e Luiz Chrisóstomo de Oliveira, além da Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional).

Importância
“História Molhada” mostra a importância da água no mundo e os cuidados que todos devem ter com este bem natural. Para tanto, é mostrada na peça a trajetória da água desde a nascente até sua chegada às residências. Como a água está por todo lado, quem vivencia este difícil ciclo é o personagem Aguapezildo, que representa uma parte do volume de água existente.
Através de uma emocionante aventura o público mirim vai pouco a pouco percebendo os inúmeros problemas ambientais existentes desde o campo até às cidades.

Recursos
A base da concepção visual da peça é o material reciclável. Assim, uma grande quantidade de garrafas PET foi transformada em mato, flores, milho, chapéus e outros adereços. Caixas de leite e de suco, pacotes de salgadinhos e embalagens de chocolate e café deram forma a janelas de edifícios, que por sua vez, foram construídos com caixas de papelão. As latas de alumínio serviram para se transformar em escamas de peixe e em óculos. Já os retalhos deram vida e movimento aos figurinos.
Mais materiais ainda são utilizados na montagem como sacolas de supermercado, saco de ração, embalagens diversas, fitas cassete, entre tantos outros. A idéia é de que a montagem contenha também as informações visuais relativas à preservação do meio ambiente.
As canções de “História Molhada” são executadas ao vivo pelo elenco, com acompanhamento de violão e instrumentos de percussão e sopro.
Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade