Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/12/2018

Teatro: Espetáculo “Fuligem” terá ensaio aberto neste domingo

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Espetáculo traz canções tocadas e cantadas ao vivo, além de danças brasileiras tradicionais

A Cia Alternativa de Teatro convida a comunidade para prestigiar o ensaio aberto do espetáculo “Fuligem”, que acontecerá neste domingo, dia 16, a partir das 20h, na 1ª Casa de Penápolis (Rua dos Capuchinhos, 33), com entrada gratuita. Por ser a apresentação em espaço não convencional, atores e plateia dividem o mesmo local, por isso a capacidade é limitada em 50 lugares, preenchidos por ordem de chegada. O espetáculo conta a história de Juscelino, o cortador de cana que abandonou sua terra natal em busca do sonho de uma vida melhor; sonho este que virou fuligem. 
O grupo utiliza-se de poesia, depoimentos reais de cortadores de cana, músicas e danças tradicionais brasileiras, para narrar a jornada de Juscelino, um bóia-fria que parte do Nordeste do país em busca de novas oportunidades de trabalho no interior do Estado de São Paulo. Ao narrar essa história, o grupo investiga o laboro rural de Penápolis e cidades da região, quem têm como base econômica as usinas de cana-de-açúcar. Este é o primeiro espetáculo da Cia Alternativa de Teatro, grupo penapolense, que se formou com ex-alunos do curso Técnico em Teatro do Senac. O grupo surgiu com objetivo de pesquisar histórias e narrativas populares ligadas à região; e desta pesquisa nasceu o espetáculo “Fuligem”, cujo argumento inicial é do ator Celso Sena. 

Direitos
Segundo explicou o ator Rodrigo Santiago, o espetáculo “Fuligem” está em processo de finalização após meses em sala de ensaio. “Esse ensaio aberto ao público é um convite para que possamos refletir sobre a questão do trabalho no Brasil ao longo de sua história, e principalmente nos dias atuais, em que direitos constitucionais deixam de ser assegurados à grande maioria dos cidadãos brasileiros”, comentou. 
O diretor da peça, Heitor Gomes, adianta alguns detalhes para quem for conferir “Fuligem” neste domingo: “O espetáculo está bem dinâmico e com momentos em que atores e atrizes estão, literalmente, correndo risco de se machucarem. Tem muitas canções tocadas ao vivo pelos músicos, que complementam a dramaturgia. Além disso, o elenco também resgata danças brasileiras tradicionais que compõe o desenho de cena”, acrescentou. 

Trajetória 
No primeiro semestre de 2018, a Cia Alternativa de Teatro recebeu atividades formativas em Penápolis, de voz e expressividade; corpo e interpretação épico-narrativos; e canto, com o objetivo de preparar o elenco para este espetáculo. As atividades foram promovidas através de recursos do edital do ProAc (Programa de Ação Cultural), do Estado de São Paulo.
Em junho, o grupo realizou o primeiro ensaio aberto como encerramento das atividades do Proac, levando ao público parte do que foi discutido e levantado durante as oficinas. Em julho, o ator e diretor Heitor Gomes assume a direção e orientação de dramaturgia do projeto, com estreia oficial prevista para março de 2019.
“É importante ressaltar que este é um ensaio aberto que tem por objetivo debater o espetáculo e testá-lo junto ao público, para que possamos finalizar a pesquisa e estrear no próximo ano”, concluiu Heitor Gomes. 
A Cia Alternativa conta com parceria da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Penápolis que ofereceu a 1ª Casa e estrutura de iluminação; e também apoio do Laboratório Ivan Sammarco que gentilmente, cede espaço para ensaios do grupo.

Ficha técnica:

Direção e Orientação de Dramaturgia: Heitor Gomes / Dramaturgia: Rodrigo Santiago / Colaboração na dramaturgia: Cia Alternativa / Direção Musical: Ricardo Ferreira e Larissa Angeles / Elenco: Fátima Pessoa, Mônika Norte, Luciana Almeida, Thaísa Fernanda, Amanda Ribeiro, Rodrigo Santiago e Celso Sena / Músicos: Ricardo Ferreira, Larissa Angeles e Heitor Gomes / Operação de Luz e Som: Geovanna Leite e Jana Domingues / Preparação do Elenco: Bolsa de Aprimoramento Técnico-Artístico no Estado de São Paulo ProAc/ Voz e Expressividade: Heitor Gomes / Preparação Corporal - Rasaboxes: Juliana Calligaris / Interpretação - Teatro Épico: Juliana Calligaris / Iniciação em Canto: Everton Gennari. Duração: 120 minutos / Classificação indicativa: 12 anos.

(A. I. – Thaísa Fernanda)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade