Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/10/2007

TBG homenageia professores que integram programa Amigos do Zippy

Nesta terça-feira, 16, a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) fará em Penápolis uma homenagem aos 65 professores da rede pública de ensino dos municípios de Penápolis, Avanhandava e Glicério capacitados pelo projeto Amigos do Zippy. Participarão do evento representantes da TBG, das secretarias de educação das três cidades e os coordenadores do projeto.

O Amigos do Zippy foi escolhido pela TBG para integrar o projeto SOMOS - programa de responsabilidade social da empresa, que incentiva a educação e o ensino em áreas no entorno do Gasoduto Bolívia-Brasil. Somente este ano, cerca de 1,3 mil crianças estiveram envolvidas no programa, aplicado em 42 classes dos três municípios paulistas.

 

Sobre o Amigos do Zippy

Dirigido aos profissionais que atuam com crianças de 6 e 7 anos, o Amigos do Zippy é um programa de capacitação de professores, que tem por objetivo ensinar ao educador a lidar com as dificuldades do dia-a-dia dos seus alunos, ajudando-os a identificar os seus problemas e expor seus sentimentos. O programa é aplicado nas escolas pelos próprios professores e orientadores. Sua duração é de 24 semanas e as atividades são divididas em seis diferentes módulos. O trabalho é elaborado em torno de uma série de histórias sobre um inseto do tipo bicho-pau, chamado Zippy, e um grupo de crianças que lidam com questões familiares, de amizade, comunicação, solidão, ameaças, mudanças e perdas, e como recomeçar. Cada história traz ilustrações coloridas e é complementada por atividades e jogos que possibilitam que a criança explore, brincando, as diferentes maneiras de lidar com as adversidades. “É um projeto divertido, sensível e cuidadoso, na medida certa para o público infantil, a fim de evitar queda no rendimento e evasão escolar por motivos emocionais. A parceria da TBG com o projeto Amigos do Zippy tem como alvo atingir uma das metas do milênio definidas pela ONU (Organizações das Nações Unidas): garantir o ensino básico universal. Ao apoiar este projeto, estamos contribuindo com a construção da cidadania em municípios onde o duto da empresa está presente”, afirmou Márcia Cauduro, gerente de Responsabilidade Social da TBG. Desenvolvido em Londres, o projeto já foi aplicado em diversos países da Europa e os resultados mostram que as crianças apresentaram melhorias significativas. Dentre elas, as mais citadas pelos pais dos alunos são: amadurecimento emocional, maior solidariedade, aumento de auto-controle e auto-estima, melhoria de comunicação e desenvolvimento de habilidades ao lidar com conflitos, mudanças e perdas. No Brasil, o projeto chegou em 2004 através do Centro de Valorização da Vida. Só este ano, cerca de 20.300 crianças  de 229 escolas estão participando do programa em 28 cidades.

 

Sobre a Transportadora Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG)

A Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. (TBG) é responsável pela operação, em solo brasileiro, do maior gasoduto da América Latina: o Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), que atualmente transporta 60% do gás natural consumido no país. Com extensão total de 3.150km, o gasoduto tem 2.593km em território nacional - trecho operado pela TBG - e passa pelo Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - estados que, juntos, são responsáveis pelo consumo de 71% da energia do país. Para garantir a segurança da população que vive ao longo dos 2.593km de dutos que opera, a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil criou a Linha do Gás (0800 - 260400), um serviço gratuito que permite tirar dúvidas sobre o transporte de gás ou alertar a empresa sobre possíveis problemas que estejam ocorrendo na área que cerca o duto, como destruição das placas de sinalização, queimadas ou, até mesmo, uso de explosivos. O serviço de informações é feito por uma equipe de profissionais treinados, disponíveis 24 horas por dia, durante toda a semana. Mais informações pelo site www.tbg.com.br . (A/I)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade