Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/02/2008

Têm início os cursos do Senar e Sindicato Rural

Os mais de 40 cursos de capacitação rural idealizados para 2008 pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em convênio com o SIRP (Sindicato Rural de Penápolis) iniciam neste mês. Todas as formações são gratuitas e direcionadas para o produtor e trabalhador rural.

Os módulos de cada curso serão realizados em Penápolis e cidades da região em parceria com prefeituras e Casas da Agricultura.  As inscrições são antecipadas e têm que ser feitas com o coordenador do Senar, Dênis Cássio C. da Silva, pelo telefone (18) 9743-1715, ou diretamente no SIRP pelo telefone (18) 3652-1424.

Alguns cursos de grande destaque em 2007 têm inicio neste mês. São eles: Pró Leite (Programa de Pecuária Leiteira), Programa Turismo Rural (Agregando Valor à Propriedade) e Programa de Olericultura Orgânica.                                                                    O Pro Leite foi lançado em 2007 e mostra ao produtor a importância de se fazer um manejo planejado da bovinocultura, obtendo leite de qualidade com baixo custo de produção. São 16 módulos com encontros quinzenais, que ensinam desde o preparo do solo e tipos de pastagens até o manejo de bezerras e cuidados na saúde do animal.

Em 2008 o projeto está sendo oferecido aos produtores de Barbosa, a partir do dia 13, em Penápolis inicia dia 14, em Glicério dia 15 e em Alto Alegre teve início dia 4 nos bairros de Jatobá e São Martinho. Os participantes devem ser proprietários rurais e familiares.                                                                         

O programa Turismo Rural (Agregando valor à propriedade) permite que as propriedades desenvolvam com segurança esta atividade econômica, ampliando o olhar sobre a mesma. Fornece ferramentas para identificar e implantar negócios de turismo a partir dos recursos encontrados no meio, aliados às habilidades e vocações dos participantes.

São 10 módulos mensais de fevereiro a novembro oferecidos aos produtores de Barbosa e região. O primeiro acontece dia 19 às 19h em local a ser divulgado pela Casa da Agricultura daquela cidade. O programa é voltado para produtores rurais e as propriedades participantes ficam disponíveis para visitação.

O curso de Olericultura Orgânica ensina o trabalhador ou produtor rural a lidar com o cultivo de produtos, basicamente hortaliças, de maneira totalmente orgânica, isto é, isentas de agrotóxicos ou adubos químicos. São 10 módulos quinzenais práticos, onde se aprende desde o preparo do solo até a colheita e comercialização dos produtos.

Está sendo oferecido para a região de Luiziânia e tem início dia 12 às 19h.

O local será divulgado pela Casa da Agricultura da cidade. Todos, independentes de associado ou não do Sindicato Rural podem participar ou mesmo prestigiar os cursos de formação rural.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade