Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/01/2019

Suporte à vida: Penápolis terá atuação de socorristas voluntários

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Grupo de socorristas voluntários terão sede própria ao lado do CEU das Artes

DA REPORTAGEM

A cidade de Penápolis está ganhando um projeto pioneiro na região no que se refere ao voluntariado no atendimento de suporte básico à vida. Depois de criada a Associação de Socorristas e Bombeiros Civis de Penápolis, o grupo passará a atuar na cidade com o Atendimento Móvel Voluntário de Urgência (AMVU) que terá, inclusive, sua base operacional instalada na rua Manoel Foz, 463, na Vila Aparecida, ao lado do CEU das Artes. O grupo, como o nome já diz, prestará atendimento pré-hospitalar à população de forma voluntária. Segundo o presidente da associação, Wesllyer Carlos da Piedade, a intenção do grupo, que possui 36 voluntários como membros efetivos, é a de prestar o atendimento de urgência à população, algo que poderia ser comparado ao trabalho prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu. “Nossa ideia não é a de atuar como o Corpo de Bombeiros, mas vamos atuar no suporte básico de saúde para a população. Recrutamos pessoas com habilidade comprovada na área, que trabalharão de forma voluntária, mas que possuem totais condições de prestar este tipo de serviço de forma segura”, explicou. Para isso, existe o compromisso para que a prefeitura ceda, em forma de comodato, uma ambulância ao grupo que auxiliará nos serviços prestados à população. Piedade destacou que o grupo, por ser voluntário, também depende da ajuda da população para manter a prestação do serviço, bem como os profissionais envolvidos estarão sempre atualizando conhecimentos. “Estamos buscando a ajuda da população, assim como a de empresários e empresas que possam nos ajudar a manter o trabalho. Cada voluntário tem ajudado da maneira como pode, indo além do trabalho no dia-a-dia, mas ainda precisamos de mais, já que nossa intenção é a de manter o trabalho 24 horas por dia. Além disso, ressaltamos que o atendimento será feito por profissionais com formação consolidada dentro da área de atuação do Bombeiro Civil, além de estarem sempre se atualizando, estando aptos ao atendimento seguro e de qualidade”, enfatizou. Vale destacar que a Associação possui estatuto que segue as legislações estadual e federal.

Bombeiro Civil
O bombeiro civil é um profissional treinado e preparado para atender a qualquer tipo de ocorrência em que seja necessário fazer resgates e salvamentos. Seu campo de atuação acontece principalmente dentro de empresas e locais privados, como shoppings centers, eventos fechados, hospitais, condomínios, estádios de futebol, clubes recreativos, entre outros. Por receber formação em primeiros socorros, o bombeiro civil é capacitado para manter o bem-estar das pessoas em quais quer um dos ambientes citados anteriormente. O modelo de Bombeiro Voluntário vem prestando socorro a pessoas, reduzindo danos à vida e ao patrimônio há mais de um século e assim procuram autonomamente resolver problemas da sociedade no que diz respeito à Defesa Civil e atendimento a eventos danosos, já que o erário é insuficiente para atender todas as necessidades das cidades. O modelo propagou-se por todo o Brasil, inicialmente em 1892 e de forma pioneira em nosso estado, com a instalação da corporação de Joinvile (SC).

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade