Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/08/2016

Sucesso na capital, programa de incentivo à leitura “Bebelê” recebe inscrições de bibliotecas do interior

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
Edital disponível no site www.bebele.org.br

DA REDAÇÃO

Bibliotecas municipais e comunitárias de todo o estado poderão, em breve, oferecer ao público o Bebelê. Sucesso nas Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos, ambas na capital e mantidas pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o programa incentiva a leitura para bebês a partir de 6 meses de idade e crianças de até 4 anos. Dez bibliotecas em todo o estado serão selecionadas para receberem o programa, por meio de edital disponível no site www.bebele.org.br.
Para participar, as unidades devem ser vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e estar com os dados atualizados no Banco de Dados de Bibliotecas Paulistas. As inscrições vão até 29 de agosto.
O intuito deste concurso, realizado pela SP Leituras em parceria com o Instituto Tellus, é identificar bibliotecas interessadas em contar com o programa Bebelê. Fundamentada na teoria do Letramento Infantil (Early Literay), definido pelo National Institute of Child Health and Human Development (NICHD), a iniciativa mostra a importância de se incentivar o ato de ler e da interação com histórias e livros para bebês e crianças, bem como a consequência positiva no desenvolvimento infantil.
A iniciativa foi implantada na Biblioteca de São Paulo, em 2012, enquanto a Biblioteca Parque Villa-Lobos oferece o projeto desde sua inauguração, em 2014. Até o momento, 480 ações foram realizadas, atendendo mais de 3.250 participantes.
As unidades contempladas pelo edital vão indicar um profissional, que irá participar da etapa de cocriação e desenvolvimento da metodologia de implantação do projeto, bem como da capacitação. As oficinas serão realizadas em São Paulo e os monitores indicados terão direito a passagens, transporte local, hospedagem e alimentação subsidiadas pelo Instituto Tellus. As bibliotecas ainda receberão a doação de um kit completo composto por acervo de livros-brinquedo, materiais pedagógicos, tablets, TV, móveis e demais recursos a serem empregados nas ações. 
Para participar do processo de seleção, as bibliotecas devem preencher, até 29 de agosto, o formulário que está no site www.bebele.org.br. Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) é um sistema coordenado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que integra cerca de 840 bibliotecas públicas municipais no Estado de São Paulo. Entre os principais objetivos do SiSEB, estão a qualificação e a valorização de bibliotecas públicas municipais no Estado de São Paulo, bem como o estímulo ao desenvolvimento de projetos que incentivem a leitura.
O SiSEB disponibiliza também um relatório com dados das Bibliotecas Públicas Municipais, com informações sobre o acervo e frequência de usuários, entre os anos de 2007 e 2011, além de uma lista com as bibliotecas de cada região.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade