Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/10/2008

Sucesso: 4ª Cavalgada Franciscana teve mais de mil participantes

Detalhes Notícia

A 4ª Cavalgada Franciscana promovida pelo Sindicato Rural de Penápolis teve aproximadamente 1.100 participantes. Com parceria do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), mesmo debaixo de chuva, edição foi considerada sucesso absoluto com avanços na organização. Ainda no sábado, seis comitivas, sendo a Di Patrão de Araçatuba a primeira a chegar, pernoitaram no Recinto de Exposição "Prefeito Jandira Trench". Lá, sob tenda, violeiros e sanfoneiros tocaram e cantaram modas sertanejas para participantes e visitantes. Entidades cuidaram das barracas de comes e bebes. No domingo, centenas de cavaleiros e amazonas seguiram para a Fazenda Santa Cândida (do Benoninho) no bairro Boa Vista. Lá foram acolhidos com café da manhã servido pela OFS (Ordem Franciscana Secular). Aos poucos a chuva foi tomando parte e unindo os presentes sob as árvores e guarda-chuva. Às 9h teve início a Missa Sertaneja campal. Muitos penapolenses prestigiaram a celebração presidida pelos freis, com apoio dos locutores de rodeio "Irmãos Bertan". As entradas litúrgicas e oferendas foram feitas a cavalos, assim como a imagem de Nossa Senhora Aparecida, tendo a animação da Orquestra de Viola de Penápolis. Em seguida à missa as 20 comitivas presentes foram saindo em ordem pré-estabelecida; muitos participantes abrigados da chuva com sobretudos de couro, mas com fé e animação. A procissão religiosa contou com adultos e muitas crianças. A comissão de frente foi conduzida pelo Haras Tropel e Lê Ranch de Penápolis. Logo atrás seguiam os troles com os andores de São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis, preparados pela OFS. Todos respeitaram a real proposta religiosa da cavalgada e não abusaram com chicotes nos animais e nem mesmo no consumo de bebidas alcoólicas. A cavalgada percorreu ruas centrais da cidade, aumentando o trajeto deste ano em três quarteirões até chegar defronte ao Santuário Nacional de São Francisco por volta de meio-dia, onde os freis abençoaram tropeiros e animais. Muitas pessoas esperavam no local. Para João Antonio Castilho, presidente do sindicato, a 4ª Cavalgada Franciscana foi além das expectativas com participação maciça. "A chuva não atrapalhou em nada, só veio abençoar mais ainda. Muitos correram riscos vindo por estradão e rodovias a galope, mas fizeram-se presentes." "Agradeço primeiro a Deus e a São Francisco pelo sucesso deste trabalho em conjunto; a todas as comitivas, principalmente as que participam desde a primeira edição, e aos funcionários e diretoria do sindicato. Lembro ainda da população que no mês de outubro já respira o evento ansiosamente", destaca o presidente. O prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos, comenta que o apoio da prefeitura é singelo no caráter municipal do evento que tem por grande objetivo homenagear o padroeiro. "Ao mesmo tempo plantamos uma semente do turismo rural e religioso integrando a região. A tradição é a saudade do que é bom; tenho certeza que em 2009 a cavalgada terá mais participantes ainda."

CONCURSOS
Na queima do alho levou o título a comitiva Travessia do Araguaia de Penápolis; em segundo ficou Reino Encantado de Braúna e em terceiro a Pantaneira da Barbosa. No berrante adulto Saudade do Sertão de São Martinho D'Oeste levou os dois primeiros lugares; Alexandre do Haras Tropel ficou em terceiro. Na poesia foi campeão o agricultor Natalino de Melo. No berrante mirim ganhou a comitiva Tio Inácio de Penápolis. A comitiva mais organizada foi Saudade do Sertão, seguida de Reino Encantado e a de Coroados. Todas as comitivas levaram uma imagem de São Francisco como lembrança pela participação. (Assessoria de Imprensa/SIRP)

Tirso Meirelles da Faesp elogia cavalgada de Penápolis

Além dos presidentes dos sindicatos rurais de Lins, Cafelândia, Jales e Araçatuba, marcou presença também, representando a Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo) e o Senar, o assessor da presidência Tirso de Salles Meirelles, em sua primeira visita efetiva a cidade. "A direção do Sindicato Rural de Penápolis vem executando um trabalho impressionante, mas primeiro destaco quão especial e acolhedor é o povo desta cidade. O sindicato de Penápolis fica perto de grandes pólos como Araçatuba, São José do Rio Preto e Bauru, e mesmo assim possui grande destaque", diz Tirso. Tirso adjetiva como maravilhosa a Cavalgada Franciscana. Afirmou levar do evento boas idéias para implementar nas cerca de 50 cavalgadas do interior do estado. A principal delas é a missa antes da partida, algo que para ele serve para resgatar a espiritualidade e tradição do homem do campo. (Assessoria de Imprensa/SIRP) 

Foto: Freis deram benção aos participantes defronte ao Santuário

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade