Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/03/2015

Sucen autoriza aplicação de fumacê em Penápolis

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Está confirmada a vinda de dois veículos com equipamentos pesados de nebulização

Está confirmada a vinda de dois veículos do Governo do Estado de São Paulo para realizar a aplicação de inseticida na cidade, popularmente chamado “fumacê”. Apesar da própria Secretaria de Estado da Saúde manifestar a eficácia mínima do procedimento para conter a epidemia de dengue, a Prefeitura Municipal requereu a ação, promovendo esforços no sentido de viabilizá-la. O anúncio foi feito na última sexta-feira (13), pelo prefeito Célio de Oliveira, durante o programa Linha Aberta, levado ao ar pela Rádio Difusora. 
“Inclusive fomos pessoalmente a São Paulo tentar convencer e sensibilizar o Governo para esta necessidade, principalmente por ser um grande anseio da comunidade, que entende ser esse um instrumento a mais na luta contra a doença”, comentou.
Segundo informou o chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Vlademir Marangoni Filho, que recentemente esteve reunido com representantes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), o órgão disponibilizou duas caminhonetes para pulverizar o veneno em Penápolis. 
“Os veículos são montados com equipamentos pesados de nebulização Ultra Baixo Volume - UBV - espacial contra a dengue”, contou ele. 
“A cidade será dividida em vários setores, estabelecendo as regiões onde cada veículo vai atuar diariamente”, disse. 
“Serão três ciclos de aplicação do inseticida em cada área da cidade. Assim, todo munícipe precisa saber que a rua da sua residência será visitada pelo fumacê por três ocasiões diferentes. Serão dias alternados e anunciados com antecedência”, explicou Marangoni. Ainda segundo ele, os trabalhos deverão durar cerca de um mês. “O planejamento de toda operação está sendo realizado em conjunto pela equipe do Serviço de Vigilância Epidemiológica local e pela equipe do Estado, através da Sucen-Regional de Araçatuba”. 
O cronograma com as regiões onde será feita a nebulização será divulgado em breve, assim como todas as recomendações a serem cumpridas pela população.
A aplicação do inseticida ocorrerá conforme protocolo técnico do Ministério da Saúde, no período noturno, das 19h30 às 00h.
O chefe da Vigilância explicou também que os veículos da Sucen estão sendo utilizados em outras cidades, seguindo o cronograma do Governo de São Paulo. Entretanto, segundo previsão da Sucen, a expectativa é de que o fumacê em Penápolis comece em cerca de 20 dias. 
“São apenas dez veículos para atender os 645 municípios do Estado”, destacou ele.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade