Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Agrosoles - Bombeamento de Água por Energia Solar

CLIMA

Tempo Pen�polis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endere�o Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/07/2009

Suína: Secretário afirma que pacientes não estão com nova gripe

A cidade de Penápolis até o momento não tem nenhum caso de pessoa que tenha contrariado a nova gripe transmitida pelo vírus Influenza A H1N1, mais conhecida como “Gripe Suína”. A confirmação foi feita ontem pela manhã, na Prefeitura Municipal de Penápolis, pelo Secretário Municipal de Saúde Arthur Andreatta e o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica e Sanitária Alexandre Pereira Almeida, em entrevista coletiva. Além do secretário e do enfermeiro, estavam presentes membros da imprensa falada e escrita, bem como o Secretário de Comunicação Amaury Pavão. Na entrevista, Arthur informou que atualmente três casos estão sendo observados pelos profissionais de saúde por apresentarem sintomas de uma síndrome gripal, sendo a adolescente de 17 anos que foi internada no último domingo, 26, no Hospital da Unimed, uma família incluindo o pai e duas filhas, sendo uma delas a universitária de 19 anos e uma menina de 13 que está internada desde a noite da última segunda-feira, 27, na Santa Casa. Embora no total sejam cinco pessoas em observação, o secretário considera o pai e as duas filhas como apenas um caso. “Consideramos como casos suspeitos às pessoas que mesmo estando em observação apresentem complicações respiratórias enquanto internadas, sendo encaminhadas para os hospitais de referência em nossa região para fazer os exames necessários, o que até agora não precisou ser feito”, destaca Arthur. Na região, os hospitais de referência estão nas cidades de São José do Rio Preto, Marília e Bauru, onde as pessoas que são enviadas apresentam os casos de DRAG (Doença Respiratória Aguda Grave). O secretário lembrou que apenas a menina de 13 anos permanece internada em um local apropriado na Santa Casa. “Ela permanece internada por ter apresentado dificuldade respiratória; já os outros permanecem em suas residências tendo o acompanhamento médico e tomando os medicamentos recomendados”, enfatiza. Todos os procedimentos adotados seguem as normas do Ministério da Saúde. De acordo com o enfermeiro Alexandre, a pessoa ao procurar uma unidade de saúde, a recomendação é o tratamento em sua própria residência. A própria Secretaria de Saúde designa o médico que estará acompanhando esta pessoa e caso agrave o seu estado de saúde, a mesma é encaminhada para o espaço reservado na Santa Casa. “É importante deixar bem claro que a mortalidade da gripe suína é menor que a gripe normal, ressaltando ainda mais a prevenção da população”, admite.

Isolamento
Durante a entrevista, Arthur garantiu que o prédio onde funcionava o Pronto-Atendimento da Unimed é um local bem adequado para o isolamento destas pessoas. “Embora tenhamos uma ala adequada para as pessoas que estejam em observação, podemos utilizar o espaço que era usado pela Unimed”, diz. O Juiz de Direito da 4º Vara Judicial da Comarca, Dr. José Antonio Bernardo, determinou que a cooperativa entregue a Santa Casa, no prazo de cinco dias, o espaço que usava. No processo, o juiz entendeu que não se pode ter fechado um espaço importante para o tratamento de saúde de número indeterminado de pessoas, por contar com uma boa estrutura de isolamento do prédio, mesmo em que pese o fato da Unimed estar pagando o aluguel mensalmente. “Por mais que os recursos sejam limitados, toda nossa equipe está bem preparada para atender as pessoas que apresentem algum sintoma desta nova gripe”, garante Arthur.

Aulas
Em virtude das aulas na rede municipal de ensino terem começado hoje, 29, o secretário lembrou que os profissionais da Secretaria Municipal de Educação estavam sendo exortados sobre os procedimentos a serem adotados com respeito a crianças que apresentem algum sintoma da nova gripe. “As crianças que estejam gripadas pedimos aos pais que não enviem para a escola”, orienta Arthur. Ontem à tarde, estava previsto, por volta das 15h no Cine Teatro Lúmine uma palestra com o Infectologista da Faculdade de Medicina de Marília aos profissionais da educação e saúde, no objetivo de esclarecer dúvidas sobre a nova gripe. Arthur finaliza destacando a importância de toda a população penapolense se prevenir desta nova gripe como lavar bem as mãos com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro; evitar pôr as mãos nos olhos, nariz ou boca após contato com superfícies como maçanetas, corrimãos, balcões de atendimento ao público, entre outros, bem como proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação de gotículas. “Se a população fizer a sua parte, com certeza não teremos nenhum caso suspeito desta nova gripe”, conclui. (IA)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2022 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade