Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/05/2008

SP entra na última semana para vacinar contra a gripe

Idosos com 60 anos ou mais têm apenas a próxima semana para procurar um posto de saúde e tomar a vacina contra a gripe gratuitamente. Balanço da Secretaria de Estado da Saúde aponta que, até a última quarta-feira, 30 de abril, 1.116.546 idosos aderiram a Campanha de Vacinação contra a Gripe para o Idoso e tomaram uma dose da vacina no Estado. A meta é vacinar pelo menos 3 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que corresponde a 80% dos cerca de 3,7 milhões de idosos no Estado. Durante a campanha, que acontecerá até sexta-feira, 9 de maio, a população terá à disposição 3.354 postos fixos e  2.830 unidades volantes funcionando das 8h às 17h. A distribuição e a aplicação das doses envolverão 28 mil profissionais, 2.700 carros e sete barcos em todo o Estado. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em cerca de 1.520 asilos e casas de repouso instalados em todo o Estado.
O humorista Ari Toledo e o músico e apresentador Rolando Boldrin estrelam a campanha deste ano com o tema “Seja mais vivo que a gripe”. Os atores cederam suas imagens gratuitamente à Secretaria. Cerca de 15 mil cartazes foram espalhados por todo o Estado.
Em 2007, São Paulo teve 81,23% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%. Apenas 36 municípios não atingiram a meta de vacinação. “A vacina contra a gripe não causa reações adversas graves e com ela se evita diversas complicações causadas pelo vírus da gripe. É de extrema importância que os idosos compareçam aos postos e tomem a vacina”, afirma o secretário Barradas Barata. Durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe a Secretaria oferecerá à população, além da vacina contra o vírus influenza, a vacina dupla adulto (contra tétano e difteria) e a que previne o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.  Além disso, 459 municípios paulistas, incluindo a capital, realizarão exames preventivos contra o câncer de boca. A idéia é aproveitar a estrutura organizada para a Campanha de Vacinação Contra Gripe. Por intermédio da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), a Secretaria convidou todos os 645 municípios do Estado para participar da ação.
Até 9 de maio, quando a campanha de vacinação será encerrada, postos de saúde das 459 cidades já credenciadas terão um especialista em saúde bucal para atender os idosos nos locais predefinidos pelas prefeituras.
Além do atendimento médico, a população terá a disposição material informativo. Cerca de 250 mil folders de orientação à população serão afixados nos postos de saúde participantes. Á Fosp ainda caberá acompanhar o encaminhamento dos pacientes que necessitarem atendimento especializado, já que se houver a detecção de câncer a pessoa será enviada a um serviço de referência. Nos últimos três anos a campanha de prevenção ao câncer bucal examinou cerca de 1 milhão de idosos e realizou 4.567 biopsias que confirmaram o diagnóstico de câncer em 179 idosos. (PH)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade