Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/05/2012

SOS realiza importantes projetos sociais

DA REDAÇÃO

    
O SOS Serviço de Obras Sociais é a única entidade em Penápolis que acolhe pessoas que se encontram morando nas ruas e migrantes que passam pela cidade, mas querem voltar às suas origens. Esse serviço tem como objetivo oferecer oportunidades para o retorno ao convívio familiar e social. São oferecidos serviços socioassistenciais, resgate da cidadania, providência de documentos pessoais, alimentação, cama confortável para pernoite e banho. Em alguns casos são providenciadas passagens para que os migrantes retornem as suas cidades. Os projetos Acolher/Migrante e o Projeto Novos Caminhos/ Casa de Estar acolhem pessoas com alto grau de vulnerabilidade buscando resolver as situações extremas em que elas se encontram. Em alguns casos é necessário acolher e abrigar na Casa de Estar, proporcionando um atendimento diferenciado pela equipe técnica do SOS. São desenvolvidas diversas ações buscando reintegrar essas pessoas de volta às suas famílias e até estimulá-las a retomarem com seus projetos pessoais.
A casa de estar tem capacidade para abrigar até 15 moradores, mas no ano passado foram abrigados 25. Os resultados obtidos com este trabalho foram significativos, 40 % dessas pessoas foram atendidas pelo serviço, 18 % voltaram ao convívio familiar, 28% às suas cidades de origem e apenas 8% retornaram a situação de rua. Atualmente 8 moradores residem na casa, e quase 40% deles já possuem emprego fixo, 25% têm trabalhos esporádicos e todos estão fortalecendo vínculos familiares.
Um morador que através dos estímulos recebidos pelo projeto do SOS realizou curso técnico de Operador de empilhadeira, e com o fruto de seu trabalho já tirou sua carteira de habilitação, comprou um terreno no bairro Pereirinha e já está construindo sua casa. Esse caso realmente merece destaque para demonstrar que quando há aceitação por parte dos usuários em participar dos serviços oferecidos pelo SOS, é possível haver transformações nas condições de vida dos mesmos. É importante destacar que o SOS através de seus projetos sociais realiza relevantes serviços na cidade, mas nem sempre este trabalho é reconhecido e divulgado para a população. O SOS que atende das 7h30 às 17h00, está à disposição dos cidadãos, para atender a todos os casos que forem encaminhados. O telefone da entidade é o 3652 1976.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade