Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/04/2019

SOS: Núcleo dos Idosos

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia

por TÂNIA PINHEIRO

O “Núcleo dos Idosos”, localizado no Jardim Eldorado é formado por pequenas moradias (quarto, cozinha e banheiro) foi construído durante a administração do ex-prefeito Sinoel Batista, com aprovação de concessão para a administração pela Emurpe, através da  lei municipal  nº 1.875, de 13 de setembro de 1988. Naquela época a Secretaria de Habitação do Estado, através da CDHU, viabilizou o projeto com o objetivo de atender idosos que não possuíam imóvel e tinham dificuldades para pagar aluguel. 
Segundo a Secretária Municipal de Administração, Fátima Rahal, a construção das unidades foi financiada a “fundo perdido” (financiamento não-retornável), ou seja subvenção sem devolução ao governo com o objetivo de investimento em projetos que beneficiem a sociedade. As moradias pertencem ao município de Penápolis, sendo que há um termo de permissão para uso de cada idoso. “Ainda há uma área no Núcleo que dá para construir outras unidades, seria muito importante que a CDHU construísse novas moradias ali para atender outros idosos da cidade que necessitam destas casinhas, torço muito para que isso aconteça”, destacou Fátima. 
Atualmente, vivem no Núcleo 15 idosos (11 homens e 4 mulheres)  que possuem autonomia para realizar as tarefas rotineiras como fazer compras, preparar a comida, limpeza da casa, lavar roupas, etc. Eles pagam uma taxa de R$ 99,80 (10% do salário mínimo) para a Emurpe, empresa municipal de urbanização que construiu as casas, e que atualmente foi agregada à Secretaria de Obras da Prefeitura. O recurso é destinado à manutenção do espaço em comum como corte de grama, jardinagem e consertos de chuveiros, encanamentos, etc. 
No Núcleo existe um amplo espaço comunitário que possui cozinha e sanitários, utilizado pela assistente social para o trabalho com os idosos. “Faz algum tempo que foram colocados lá alguns produtos por um setor da administração municipal. Disseram que era provisório que não tinham onde colocar o material, e que seriam retirados de lá, porém o espaço fica limitado e as atividades prejudicadas”, explicou a Assistente Social. 
Ainda assim, as atividades continuam semanalmente no Núcleo, pois o grupo de idosos não quer deixar de participar das atividades socioeducativas que trazem inúmeros benefícios a saúde física e mental deles.

Foto: A equipe de profissionais do SOS realizou diversas atividades na semana da Páscoa. Crianças, adolescentes, jovens e adultos também receberam caixas de bombons doadas por diferentes empresas e outros setores da comunidade. O  Serviço de Acolhimento e Fortalecimento de Vínculos para crianças de seis meses a 6 anos de idade e sua família coordenado pela assistente social Suellen Bragato também realizou encontro comemorativo de Páscoa, oferecendo brinquedos, lanche e bombons na sede da Instituição  

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade