Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/05/2019

SOS e HE promovem a 3ª Festa do Milho amanhã

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Espiga de milho gigante foi confeccionada com garrafas pet por voluntários para enfeitar a praça durante a festa

DA REPORTAGEM

O Serviço de Obras Sociais (SOS) e o Hospital Espírita João Marchesi, ambas instituições de Penápolis, se reuniram para promover neste domingo (19) a 3ª Festa do Milho na praça Dr. Carlos Sampaio Filho. O evento, que acontece das 10h00 as 22h00 é beneficente, visando arrecadar recursos para a manutenção dos serviços prestados pelas entidades através da venda de diversos produtos preparados  a base de milho verde. Diversas atrações também estão programadas para o evento.
Haverá diferentes iguarias para ser saboreadas por quem for à praça amanhã, são variadas opções como as tradicionais pamonhas, milho assado e cozido, além de sorvete de milho, bolo, frapê de milho, curau, quenga e outros pratos. Também serão servidos espetos de carne, frango e kafta, salgados e bebidas em geral.
Na manhã de ontem, funcionários e voluntários das duas entidades envolvidas trabalhavam na preparação da festa, que deve contar com decoração típica. Na sede do SOS, uma espiga de milho gigante feito com mais de 2 mil garrafas pet estava sendo montada pelos moradores do projeto do Serviço de Acolhimento Casa de Estar da entidade.
Segundo a supervisora de marketing da instituição SOS, Rosângela Bragato, para hoje seria iniciada a produção das receitas com o milho, garantindo a qualidade dos produtos vendidos no evento. “Deixamos para fazer por último, pois queremos oferecer tudo de boa qualidade para as pessoas saborearem. Durante as últimas semanas trabalhamos com a confecção dos enfeites, deixando a praça com as características de uma verdadeira festa do milho para receber a todos num ambiente  muito agradável”, comentou. 
Ainda durante a festa está prevista a apresentação do cantor penapolense Marcel Peres, que promete animar o evento a partir das 19h00. “Estamos preparando uma festa para toda a família. Esta edição da Festa do Milho é a oportunidade que as pessoas têm de apreciar pratos típicos, que antecipa as festas juninas e ainda  terão a oportunidade de contribuir com duas importantes instituições penapolenses que realizam trabalho sério e reconhecido por crianças, adolescentes, jovens, adultos e famílias”, acrescentou. 

SOS
O Serviço de Obras Sociais de Penápolis, o SOS, desenvolve diversos projetos como a Casa de Passagem, onde é feito o acolhimento provisório de pessoas ou grupos familiares que é destinado às pessoas em situação de rua, desabrigo, migração, ausência de residência, ou pessoas em transito e sem condições de se sustentarem, oferecendo também refeições e acomodação para higiene pessoal e pernoite.
A Casa de Estar também faz parte dos projetos onde é feito a abordagem de pessoas em situação de desabrigo, usuários de álcool e droga, proporcionando uma residência com ambiente acolhedor e condições de dignidade, promovendo o vínculo familiar, reinserção do indivíduo ao mercado de trabalho e convívio com a comunidade.
Crianças e adolescentes e suas famílias também são atendidos pela entidade através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo que se encontram em vulnerabilidade social, oferecendo diversas orientações sobre cidadania e a importância da participação da família, além de oferecer lanches e refeições aos integrantes dos projetos. Também é realizado o projeto do menor aprendiz onde jovens de 15 a 21 anos são acompanhados por psicóloga, assistente social e educadora social, e são orientados através de palestras, visitas às universidades, etc. Alguns destes jovens são admitidos por empresas da cidade que apoiam o programa Menor Aprendiz. Para realizar todos estes projetos o SOS conta com recursos públicos das esferas federal, estadual e municipal, porem não são suficientes para custear todas as despesas que a instituição tem por mês, assim possui o telemarketing, e aceita doações de alimentos, roupas, calçados, cobertores, lençóis, etc.    

Hospital Espírita
Recentemente o Hospital Espírita João Marchesi foi considerado o melhor hospital do interior paulista de acordo com o PNASH/Psiquiatria (Programa Nacional de Avaliação do Sistema Hospitalar) 2012/2014. A instituição obteve uma pontuação de 84,37%, considerada a melhor avaliação entre os quarenta municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde de Araçatuba.
O hospital tem como missão oferecer acolhimento, atendimento multidisciplinar e assistência bio-psico-sócio-espiritual às pessoas acometidas por transtornos mentais e dependentes químicos visando a sua reinserção familiar e social. Tem como visão tornar-se excelência em psiquiatria, oferecendo atendimentos relacionados às patologias psiquiátricas gerais e dependentes de substâncias psicoativas com compromisso de qualidade, humanização, credibilidade e transparência.
A entidade possui um serviço de telemarketing responsável pela captação de boa parte das doações. Entretanto, o hospital aumentou consideravelmente sua capacidade de atendimento local e regional, por isso depende muito de ações voluntárias e eventos para complemento da renda. Além do trabalho voltado ao hospital, a instituição possui suas Residências Terapêuticas. Elas funcionam como “moradias” no espaço urbano de Penápolis constituídas para responder às necessidades  de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade