Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/09/2013

Som alto no recinto de exposições gera reclamações de munícipes

Imagem/José Lanzoni
Detalhes Notícia
A pista de MotoCross existente no recindo de exposições também tem sido alvo de críticas de moradores por conta da poeira feita no local

DA REPORTAGEM

 

Um grupo de munícipes residentes próximos ao recinto de Exposições Jandira Trench estão incomodados com o barulho ocasionado por jovens que utilizam o espaço aos finais de semana para ouvir música em carros e realizar manobras arriscadas com motocicletas. O espaço tem se tornado tradicional entre as pessoas que gostam deste tipo de atividade e também como ponto de encontro. Quem vai ao recinto nos horários de maior movimento entre os jovens pode observar que existem diversas pessoas que utilizam o espaço para conversar ouvindo músicas nos carros e até mesmo consumindo bebidas alcoólicas. O problema é que em algumas situações, o som alto acaba incomodando quem reside nas proximidades. No recinto também existem ruas que durante a semana são utilizados por instrutores de autoescolas para orientação de seus alunos. Já aos finais de semana o espaço é tomado por jovens que realizam diversas manobras com suas motocicletas. Em relação a isso é comum observar motos adulteradas e até mesmo adquiridas em leilões judiciais. Segundo reclamação de alguns moradores, o incômodo vem justamente do barulho ocasionado pelo alto volume do som de carros e também das motocicletas usadas nas manobras. Segundo os moradores, na região do recinto existem muitos idosos que apresentam problemas de saúde e que também se sentem incomodados com o barulho. Além disso, outro fator que tem incomodado é a poeira causada pela pista de MotoCross feita em terra nas dependências do recinto. Os moradores alegam que a pista havia sido construída para ser utilizada somente em eventos desta área, mas que com o tempo a mesma vem sendo usada por diversas pessoas aos finais de semana, que atrelado ao tempo seco, tem gerado muita poeira nas proximidades, causando incômodos nas residências e até mesmo problemas respiratórios às pessoas. O recinto de exposições começou a ser utilizado depois que a pista de kart do município passou por reformas para realização de competições da área. Por conta disso, os jovens que utilizavam o local migraram para o recinto, ocupando aquele espaço. O ponto se tornou tão tradicional que muitos jovens de cidades da comarca também utilizam o espaço, recebendo diversas pessoas todos os finais de semana.

 

Melhorias

O secretário municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Coronel Daniel Rodrigueiro, informou que diversas melhorias no espaço estão previstas para serem implantadas em breve. Entre elas está a reestruturação do espaço usado por instrutores de autoescolas da cidade. O projeto, orçado em R$ 150 mil prevê a construção de um Centro de Treinamento de Motoristas e Motociclistas, no local. O espaço deve conter, além de uma nova pista e acessórios, uma sala de apoio e sanitários, garantindo melhores condições de alunos realizarem sua autoaulas no local. O secretário explicou que para que isso ocorra algumas modificações deverão ser feitas no recinto, como por exemplo, a retirada dos jovens que usam o espaço para tuning e manobras com as motocicletas. No entanto, o coronel faz questão de ressaltar que isso será feito em comum acordo com os líderes dos usuários do espaço. "Não estamos simplesmente tirando os usuários do local. Vamos realizar algumas reuniões com os líderes dos usuários para que isso seja feito em comum acordo. Nossa ideia é garantir um espaço para que eles possam usufruir com segurança", ressaltou. Rodrigueiro concorda que a utilização do recindo possa causar certos incômodos, mas que isso pode ser resolvido em acordo. "Entendo que da mesma forma que os moradores querem sossego, os jovens que gostam deste tipo de atividade também querem seu espaço e é isso que queremos garantir, um local para que eles possam se divertir sem causar incômodos", enfatizou. Ele lembrou ainda que em relação a pista de MotoCross o espaço será mantido. "É uma praça esportiva e que foi construída para os praticantes deste esporte. Podemos ver algumas melhorias a serem feitas, mas a transferência da pista neste momento é inviável", disse. "O que pedimos por enquanto é que os moradores próximos ao recinto tenham paciência e que os usuários do local respeitem certas normas, como o cuidado com o volume do som. A Polícia Militar tem a orientação para que diligências sejam feitas no local, inibindo este tipo de ação, bem como o uso de entorpecentes, como infelizmente tem ocorrido em algumas situações", finalizou. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade