Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/12/2013

Solidariedade marca Natal de crianças em Penápolis

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Papai Noel do Polo Norte e seu ajudante observam voluntários distribuindo brinquedos para crianças na Vila Aparecida

DA REPORTAGEM

 

Com a proximidade do Natal é difícil não se sensibilizar com as diversas manifestações de solidariedade ao próximo, principalmente crianças, feitas por grupo de pessoas que se doam em realizar arrecadações e a distribuição de presentes para as crianças mais carentes da cidade. Exemplos como estes puderam ser vistos neste final de semana com a realização de duas grandes festas promovidas na Vila Aparecida e também no Jardim Pevi. Para as crianças da Vila Aparecida a festa foi promovida no último sábado (21) por um empresário que prefere ser chamado de "Papai Noel do Polo Norte", oferecendo cerca de três mil brinquedos, além de doces, cachorro quente e refrigerante. Ele explicou que a opção do apelido foi justamente para manter o espírito natalino em fazer mais feliz o Natal das crianças que participam da festa. "Quando realizo esta festa, não quero que as pessoas me vejam como empresário, mas como o Papai Noel do Polo Norte, porque acima de qualquer coisa, quero que estas crianças sejam tocadas pelo espírito natalino, que elas acreditem que o Papai Noel está presente entre elas, isso para mim, é a melhor recompensa de reconhecimento deste trabalho", comentou. A festa começou por volta das 09h00. Na praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida foram montados brinquedos como tobogã, pula-pula e touro mecânico. As crianças puderam se deliciar ainda com guloseimas que estavam sendo distribuídas no local. O momento mais esperado por elas foi a chegada do Papai Noel do Polo Norte e seu ajudante, que foram recebidos com muita festa. Enquanto algumas crianças permaneciam na fila para receber seus presentes, outras aproveitavam para tirar fotos com o Papai Noel. "Fico muito feliz em poder contribuir com mais alegria para o Natal destas crianças. Receber um presente é algo que elas querem muito nesta época e a melhor forma que elas têm de agradecer é com o sorriso no rosto e a certeza de que pudemos contribuir para esta alegria", ressaltou o Papai Noel do Polo Norte. Alguns presentes e guloseimas foram separados ainda para serem distribuídas no residencial Gualter Monteiro, onde o Papai Noel também foi recebido com muita festa pelas crianças do bairro.

 

Pastoral da Criança

Outra festa que também foi realizada no último sábado foi promovida pela Pastoral da Criança de Penápolis em prol às crianças do Jardim Pevi. A festa foi realizada na creche do bairro e contou com a presença de dezenas de crianças participantes do trabalho desenvolvido pela Pastoral no bairro e também seus familiares. Segundo a coordenadora de ramo da Pastoral, Aparecida de Oliveira Castro, todas as crianças acompanhadas pelos voluntários ganharam presentes depois de um trabalho de arrecadação realizado em diversas igrejas católicas da cidade. "Nosso trabalho consistiu em fazer uma árvore de natal com estrelas contendo o nome e idade de uma criança, deixando esta árvore exposta na igreja. Após as missas, as pessoas poderiam escolher uma estrela para que pudessem levar para casa. Somente aí a pessoa ficava sabendo o nome da criança e sua idade, tendo a opção de comprar um presente que achasse adequado para a criança sorteada", explicou. Após todos os presentes serem recolhidos eles foram entregues para as crianças durante a festa realizada pela Pastoral. O momento mais esperado, é claro, foi a presença do Papai Noel, que alegrou a festa e fez questão de tirar fotos com cada uma das crianças envolvidas no projeto. A festa contou ainda com refrigerante, sorvete e cachorro quente. "As crianças que atendemos no Jardim Pevi, são as que necessitam de um acompanhamento profissional, oferecendo cuidados com a saúde, alimentação, higiene e educacional, sendo que cada uma delas, as quais realizamos este acompanhamento, possuem um cadastro junto conosco, por isso a facilidade na hora de oferecer presentes específicos para cada uma delas", ressaltou Aparecida. Para a coordenadora, poder realizar um trabalho junto de crianças carentes é algo maravilhoso. "Todo o trabalho que realizamos na Pastoral da Criança é voluntário, o que necessita dedicação e força de vontade. No entanto, quando recebemos um carinho de volta de cada uma delas nos sentimos inteiramente agraciados com este espírito de bondade e gratidão, por isso nós também temos que agradecer a ajuda que temos recebido de outros voluntários e também da comunidade", finalizou. Hoje a Pastoral da Criança atende 140 crianças no Jardim Pevi, necessitando sempre da colaboração de voluntários para os trabalhos realizados através das visitas mensais promovidas no bairro para acompanhamento destas crianças. Apesar de ser um trabalho iniciado pela igreja Católica, a Pastoral de Penápolis vê o projeto como uma iniciativa ecumênica, aceitando a colaboração de voluntários, independente da religião da pessoa disposta a colaborar com o desenvolvimento das crianças daquele bairro. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade