Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/10/2008

Solenidade marca revitalização da Praça Armênia

Detalhes Notícia

Ontem, 24, de manhã a Prefeitura de Penápolis realizou uma solenidade para marcar a revitalização da Praça Armênia, no centro da cidade, após a retirada das barracas de camelôs, que por muitos anos ocuparam o espaço. Participaram do ato o prefeito João Luís dos Santos (PT) e demais membros da administração, além de integrantes das famílias de imigrantes armênios. Uma das presenças ilustres durante a solenidade foi a do Bispo Don Vartan Boghossian, Exarca dos Armênios da América Latina, de família penapolense. Don Vartan inclusive proferiu bênção sobre a praça, lembrando daqueles que são homenageados com ela. "Devemos lembrar, acima de tudo, das milhares de vítimas do genocídio armênio, cuja memória é reverenciada com a homenagem desta praça. A comunidade armênia se sente feliz por este ato e comemora a revitalização deste espaço, assim como a possibilidade da população de Penápolis poder desfrutar dele novamente", disse.
O Bispo, que em 2006 havia feito um pedido ao prefeito municipal para a revitalização da praça, comparou a satisfação de participar do momento à emoção que sentiu em 1986, quando ele participou da cerimônia de inauguração do espaço.
"É com alegria que voltamos aqui para mais uma vez comemorar pela praça. Agradecemos ao empenho da prefeitura em restaurar o local, resgatando a memória dos imigrantes armênios que ajudaram a construir a cidade".

Sem truculência
Em alusão à lembrança do genocídio armênio comentado pelo Bispo Don Vartan, o prefeito João Luís disse que o povo de Deus sempre sofreu muitas perseguições ao longo dos tempos; trazendo o exemplo para Penápolis, o prefeito fez uma ligação com o processo de retirada dos camelôs que ocupavam a Praça Armênia.
"Aqui felizmente não precisamos usar de truculência. A prefeitura nunca quis perseguir ou prejudicar de nenhuma forma as pessoas que trabalhavam na praça com suas barracas. Estabelecemos uma discussão ampla, participativa e muito tranqüila para definir a situação dos camelôs, que hoje ocupam espaço adequado para trabalharem e estão satisfeitos. E assim tivemos a nossa praça de volta", recordou João Luís. O prefeito lembrou ainda que não se trata de uma reinauguração da Praça Armênia e sim um ato que marca a revitalização dela, porém afirmou que está prevista para breve uma ampla melhoria no local, com troca do piso, ampliação da iluminação, entre outras reformas. "Estamos buscando recursos junto ao governo para executar a reforma necessária e daí então realizarmos uma grande reinauguração, com a festa que a população merece", disse. Também fizeram uso da palavra durante a solenidade o vereador José Santino (PT), representando a Câmara de Vereadores, e o professor Naur Janzati. Secom - PMP

Foto: Bispo Don Vartan proferiu Bênção durante a solenidade

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade