Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/08/2013

Solenidade marca os 68 anos de fundação da Oceu

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Ao centro a diretora geral da Oceu, Laura Sampaio Garcia, junto com os filhos Marcelo e Mônica Sampaio. Ao fundo a foto dos fundadores João e Anitta Sampaio

DA REPORTAGEM

 

A Organização Cultural Escolas Unidas, conhecida como Colégio Oceu de Penápolis, completou ontem 68 anos de fundação. A data foi comemorada pelos diretores, professores, funcionários, alunos, ex-alunos e convidados, através de uma grande confraternização realizada nas dependências da escola. Segundo o diretor executivo, Marcelo Sampaio Garcia, a festa foi um pedido do avô e fundador da escola, João Teixeira Sampaio, que faleceu aos 96 anos no último dia 02 de agosto. "Ele havia me lembrado, que o aniversário do colégio estava próximo e perguntou se faríamos alguma festa para comemorar a data, pois a escola era o grande orgulho dele. Meu avô ficava feliz ao falar da escola e de todo o esforço que fez para que o colégio se tornasse a grande referência regional que é hoje", revelou Marcelo. Emocionados, professores, funcionários, convidados e alunos deram grande salva de palmas em homenagem ao fundador. Uma rápida celebração foi realizada pelo Pároco do Santuário São Francisco de Assis, Frei Adalto, que contou com a participação do cantor penapolense Cido Malta. Os alunos também participaram da festa realizando a leitura de textos em homenagem aos professores, diretores e funcionários, ex-alunos e professores que participaram da solenidade também contribuíram com histórias sobre a Oceu. A festa se completou com o tradicional "Parabéns Pra Você" cantado por todos os presentes e a distribuição de um delicioso bolo e refrigerantes. Marcelo Sampaio que se emocionou com a festa disse estar muito satisfeito com os resultados alcançados pela escola. "A cada dia realizamos um trabalho sério pensando no bem estar e educação dos alunos. Hoje existe uma grande amizade entre todos nós, temos muito carinho por cada um deles. Por isso, comemorar cada aniversário da Oceu é compartilhar cada conquista que estes jovens têm para suas vidas profissionais", ressaltou. Ainda lembrando o carinho que os avós tinham pelo colégio, Marcelo ressaltou a dedicação de João Sampaio. "Hoje a Oceu é referência em educação, a cada ano lançamos jovens as faculdades, garantindo seu futuro na educação. Isso é o que meu avô sempre quis e fez com muito carinho, pois como ele sempre dizia - o essencial é invisível aos olhos - desta forma tenho a certeza de que ele está muito feliz em darmos continuidade a este trabalho tão maravilhoso que ele nos deixou", completou Marcelo.

Histórico

Além de Marcelo, a Oceu tem como diretora geral a senhora Laura Aparecida Sampaio Garcia, sua mãe. Em 8 de agosto de 1.945 foram ministradas as primeiras aulas da então Escola de Comércio "São Francisco de Assis" pelo Fundador Professor João Teixeira Sampaio e sua esposa Annita Ribeiro Sampaio. Assim iniciaram os cursos de Técnico de Auxiliar de Escritório e de Contabilidade, dando a oportunidade aos jovens da época de se profissionalizarem. Este era somente o início da jornada a favor da educação de qualidade que João e sua família promoveram na sociedade penapolense. A partir de 1990 a Oceu, conveniou-se ao Sistema Positivo de Ensino de Curitiba, tornando-se o Colégio Oceu Positivo. Inicialmente com turmas de Educação Infantil, cresceu ano a ano, atendendo ainda aos alunos do Ensino Fundamental ao Médio. Os cursos profissionalizantes ofertados no período noturno configuram uma característica marcante do colégio desde sua formação. Novos cursos são criados, outros são reformulados, mas sempre voltados a atender as necessidades do mercado regional. Também com esta visão de promover opções educacionais de qualidade, em 2002 o colégio deu início ao Ensino Médio no período noturno, possibilitando a inclusão do jovem no mercado de trabalho sem comprometer sua formação. Hoje o grupo de ensino é composto pela Organização Sampaio Escolas, responsável pelo Ensino Fundamental; Organização Cultural Escolas Unidas, que cuida do Ensino Médio e dos Cursos Técnico Profissionalizantes; e a M.G. Gomes – Ensino ME, que oferece os cursos superiores com a qualidade UNOPAR. Hoje o grupo conta com mais de 950 alunos. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade