Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/05/2007

Sofisticação: WebMaster alerta sobre golpes aplicados via e-mail

Já não são mais necessários sofisticados programas de computadores para conseguir aplicar golpes pela internet. Nos últimos anos, cresce cada vez mais o número dos chamados phishing scam, ferramenta por meio da qual os internautas mal intencionados conseguem fazer com que outros usuários da internet entreguem dados importantes, sem saber que estão sendo enganados. As formas mais comuns de aplicação destes golpes acontecem por meio do envio de mensagens via e-mails e sugestões de visitas a sites, com histórias das mais variadas, que levam o internauta a se interessar pelo assunto e seguir as sugestões, clicando em links indicados ou preenchendo cadastros. Na maioria das vezes são utilizados nomes de empresas, bancos e órgãos públicos, e pede-se que o internauta faça a atualização de seus dados junto ao órgão. Porém, as informações digitadas vão direto para os chamados “piratas virtuais”. Em alguns casos, o link acessado pode fazer com que um programa espião seja gravado no computador e passe a gravar e encaminhar aos golpistas toda a atividade virtual da vítima. Para evitar ser enganado por este tipo de fraude, o webmaster e gerente de Negócios da IPBRAS Soluções em Internet, Alvi L. de Almeida Junior, recomenda que as pessoas não confiem em tudo que chega em suas caixas de e-mails. “Além dos disfarces utilizados pelos phishing scam, existem muitos outros, e na maioria das vezes, as pessoas acabam sendo lesadas de alguma forma, com dados bancários ou informações confidenciais roubadas”, citou.

Júnior sugere ainda que o internauta providencie a instalação de um software anti-spam. “Também é importante que a pessoa tenha o cuidado de não sair clicando em qualquer link que aparecer, mesmo que seja muito atraente”, aconselhou ele.

A recomendação é para que o usuário da internet procure se informar junto a empresa sobre a mensagem recebida, sem seguir as instruções recebidas no e-mail. Diante deste problema, algumas organizações e entidades passaram a informar em sua página virtual a não existência de contatos com clientes feitos via e-mail ou qualquer outro meio de mensagem virtual. (AR)

 

O grande volume de mensagens fraudulentas enviadas diariamente possibilitou a criação de um ranking das mais comuns. Confira:

 

1) “Você está sendo traído”. O site indica então o link para que o internauta confira as fotos da suposta traição.

 

2) BBB. Não acredite em mensagens do tipo “Veja as fotos proibidas de Íris”, “Imagens inéditas da Grazi” ou “Parabéns, você foi sorteado para a próxima edição”.

 

3) Vídeos eróticos de celebridades. “Cenas tórridas de Daniella Cicarelli”, “vídeo de Juliana Paes”, “imagens exclusivas de Deborah Secco com o novo namorado”.

 

4) Piadas do Humor Tadela e Charges.com.br

 

5) Cartão Virtual. “Alguém que te ama muito te mandou um cartão virtual”.

 

6) Tragédia. Fotos de massacre nos Estados Unidos, acidente aéreo com centenas de mortes, entre outras tragédias.

 

7) Conta telefônica que não foi paga. Muitas mensagens chegam com textos sobre contas de diversas operadoras para convencer as pessoas a clicar.

 

8) “Sua compra foi concluída”. Utilizando-se de nomes de lojas famosas e pedindo que o internauta confirme os pedidos feitos pela internet.

 

9) Serasa/SPC. “Você é um mau pagador e seu nome consta na lista de devedores do SPC ou Serasa”.

 

10) Sua conta do Orkut será cancelada.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade