Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/12/2007

Sindicato Rural teve grandes realizações em 2007

O SIRP (Sindicato Rural de Penápolis) novamente celebra mais um ano de grandes realizações. Como de praxe, sua diretoria vem a público, de modo especial a seus associados, prestar contas de suas atividades no ano que se finda. Só em formação aos pequenos produtores foram mais de 100 módulos.

Para o presidente do Sindicato Rural, João Antonio Castilho, é preciso agradece em primeiro a Deus por mais um ano de realizações em prol dos produtores rurais de nossa região. “Somos cristãos fervorosos e se não fizemos mais não foi por falta de vontade ou por comodismo, mas sim por administrarmos com seriedade, responsabilidade e transparência os recursos financeiros recebidos durante o ano.” Como em anos anteriores, o SIRP teve como âncora de suas atividades os cursos em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a FAESP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo). Formações realizadas com base num planejamento rigorosamente elaborado, para o que foram previamente ouvidos os produtores rurais de nossa extensão de base.

“Os 101 módulos realizados foram escolhidos focando a prioridade e a necessidade dos produtores e trabalhadores rurais de nossa comarca. Imperioso ressaltar que promovemos cursos de aperfeiçoamento de mão-de-obra, como aplicação de agrotóxicos, casqueamento, hidráulica, olericultura orgânica, operação de tratores agrícolas, manutenção de tratores e máquinas agrícolas, ovinocultura, inseminação artificial em bovinos, piscicultura, doma racional de eqüinos e muares, manejo de gado leiteiro, entre outros”, enaltece João Castilho.

Na área da saúde foram oferecidos cursos sobre doenças e cuidados na terceira idade, cuidados com os filhos na adolescência, doenças mais freqüentes nas crianças e câncer. Em cidadania e lazer houve capacitação em economia e economia política, análise econômica, financeira e de decisão, cavalgadas rurais, mutirões de cidadania, cirandas de esporte e e recreações.

Para a diretoria do SIRP, um grande feito foi programa Pró-Leite realizado em 16 etapas, de março a novembro. “Um curso que com certeza fez com que, na região de Penápolis, onde está prevalecendo a monocultura da cana, os micros, pequenos e até médios produtores rurais tenham uma nova fonte de renda, que é calcada em maior rentabilidade e produção com menos custos”, fala João Castilho.

Outro grande destaque foi 3ª Cavalgada Franciscana, que mais uma vez bateu recorde com mais de 1.000 participantes, entre cavaleiros, amazonas e carroceiros. Estiverem presentes 18 comitivas de vários municípios, elevando assim o nome de Penápolis e do SIRP. O sindicato promoveu também oito palestras para proprietários rurais da Comarca de Penápolis. Os temas abordados foram Associativismo e Cooperativismo, Custo de Produção, Formação de Associações de Produtores Rurais, Crédito Rural e Plano Safra 2007/2008, Erradicação da Febre Aftosa, e Perspectivas para o Setor Sucroalcooleiro. Pelo segundo ano consecutivo, o SIRP fez valer seu compromisso social e em parceria com a Diretoria do Lar Vicentino de Penápolis e Lions Club, contribuiu ativamente na realização do já tradicional “Leilão de Gado do Asilo”. Junto aos seus associados, conseguiu angariar mais de 80 cabeças de bovinos, além de ovinos e suínos.

 

Ativo

É válido lembrar que o SIRP se fez presente também em atividades sociais realizadas em cidades da região de Penápolis, dando apoio logístico aos leilões de gado realizados em Alto Alegre e Barbosa, ambos em prol do Hospital do Câncer de Barretos. Eventos que acolheram vários cidadãos e cidadãs de nossas comunidades. O mérito de todas as conquistas e realizações é devido ao apoio incondicional de todos os membros da diretoria do SIRP. Além, da participação ativa de seus funcionários, estes liderados pelo dinâmico gerente Cléber Silva da Costa, o qual foi homenageado pela Prefeitura de Penápolis com um troféu nas comemorações da Semana da Consciência Negra. João Castilho frisa a importância de um trabalho em conjunto e dedicação. “Por derradeiro, queremos abraçar efusivamente a todos: diretores, funcionários, produtores e associados, bem como suas respectivas famílias, augurando a todos um Santo e Feliz Natal e um Próspero Ano Novo de 2008, com muita paz, saúde e amor.” (A/I)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade