Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/06/2010

Sindicato Rural reúne mais de 700 em megaevento

Detalhes Notícia

O Sindicato Rural de Penápolis (SIRP) realizou um megaevento histórico neste domingo, 30, reunindo mais de 700 pessoas para comemorar seus 42 anos de fundação. O evento ocorreu no Clube Kai-kan e contou com a ilustre presença de Tirso Meirelles, chefe do sistema Senar/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Com o tema “O impacto da atividade rural no meio ambiente e a nova legislação” o Sindicato Rural orientou os produtores rurais presentes sobre as possibilidades de investimento e deveres perante as novas leis ambientais, com o palestrante do Senar e engenheiro agrônomo Renato de Souza Pulli. Abordando o tema Tirso Meirelles lembrou que não existe mais latifúndio no Estado de São Paulo e que os legisladores e autoridades devem parar de culpar os produtores rurais, que representam a maioria da economia nacional, pelos males que afetam o meio ambiente. “Nunca um produtor iria querer perder sua mata, sua nascente, seu lago, secar sua fonte de renda e sustento, além de desvalorizar sua propriedade para uma possível venda. O produtor rural é o que mais zela pela natureza. Nós não fazemos mal a ninguém, nós sustentamos o país, exportando apenas 22% de nossa produção nacional e gerando uma balança comercial de US$ 60 bilhões de dólares”, destacou Tirso. Ainda antes de ser servido o almoço com churrasco e bebida, à vontade, houve apresentação especial de equitação artística com Carla Cruz e seu cavalo puro sangue árabe, o Dubai Forever. As demonstrações de adestramento em um animal antes usado para puxar carroça contagiaram o público. O presidente do Sindicato Rural, o advogado João Antonio Castilho, aproveitou a presença de Tirso, que também representava a Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo) para reforçar o pedido de um ambulatório médico-dentário e uma unidade de patrulha rural para coibir a criminalidade no campo. Na mesa de honra estavam presentes também os únicos sócio-fundadores do Sindicato Rural ainda vivos: o vice-prefeito de Penápolis e advogado Ricardo Rodrigues Castilho e o dentista e presidente da Pliscana (Associação de Fornecedores de Cana da Região de Penápolis, Carlos Eduardo Figueiredo. O evento marcou a história do Sindicato Rural de Penápolis, ao conseguir número importante de produtores, preocupado com a profissão e complicações das novas leis. “Estamos aqui para festejar tantos anos de luta pela nossa categoria, mas também para nos unirmos em defesa daqueles que se preocupam com nosso trabalho”, reforçou João Castilho.

Foto: João Castilho pediu que produtores apóiem quem defende categoria

Produtores rurais recebem homenagens
 
O Sindicato Rural, como de praxe na data de seu aniversário de fundação, homenageou dois produtores rurais pela sua dedicação e contribuição à agricultura da região. Foram eles: Luiz Righetti, de 79 anos, produtor em Alto Alegre, e Antonia Fulanetti Cervigni, de 88 anos, produtora em Luiziânia. Os dois receberam uma placa como “Produtores do Ano”. Righetti mora no bairro Matão de Cima e Antonia na cidade de Penápolis. Porém, mantém sua propriedade em Luiziânia, onde o neto Rogélio Cervigni é prefeito. Duas figuras expressivas de que pode até tirar o homem do campo, mas nunca o campo de dentro deles. Contemplaram as homenagens também representantes dos sindicatos rurais de Uchoa, Bastos, Lins, José Bonifácio e Jales. As lideranças conferiram o empenho do sindicato de Penápolis que desde 1993 já realizou cerca de 700 ações em parceria com o Senar, levando capacitação e cidadania a mais de 22 mil pessoas no campo. (LA)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade