Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/12/2016

Sindicato Rural promove confraternização e homenagem

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
A solenidade no Sirp contou a com presença de autoridades municipais, religiosa e militar, além dos homenageados

DA REPORTAGEM

O Sindicato Rural de Penápolis (Sirp) promoveu na última semana o jantar que encerra suas atividades no ano de 2016. O evento, realizado na sede do sindicato, se tornou tradição e reúne diretores, funcionários, além de convidados do setor. Também estiveram presentes autoridades municipais como o vice-prefeito de Penápolis, Ricardo Castilho (PV), secretários municipais, vereadores, representantes de cidades da região, da Polícia Militar Ambiental entre outros.
O encontro foi marcado com uma oração de agradecimento feita elo Frei Anderson, do Santuário de São Francisco de Assis. Como parte ainda das comemorações, o Sirp promoveu também a homenagem aos produtores do ano, que são escolhidos através de seus diretores. Para este ano, os homenageados foram os produtores Osmar Domingues de Oliveira e Elaine Donizetti Mello. Eles foram recebidos, juntamente com seus familiares, durante o jantar. Na oportunidade, foi contata um pouco da história de ambos.
Osmar, morador do bairro rural da Santana, em Alto Alegre, tem 61 anos e cresceu em meio à agropecuária. Hoje se dedica à produção de leite e frutas. Ele é associado ao Sirp desde 1979. Já Elaine, que tem 47 anos, se dedica á produção de leite e também da cana-de-açúcar em seus sítios no bairro do Saltinho do Coroados, em Penápolis. Ela é associada ao Sirp desde 2004.
Como parte das homenagens, eles receberam certificados referentes à homenagem e ainda falaram um pouco da emoção de serem escolhidos como os produtores do ano. “Sempre aprendi muito com meu pai, pessoa pela qual tenho muito orgulho e carrego boas lembranças e ensinamentos. Tenho orgulho do que faço e faço com amor”, comentou. Osmar falou da alegria do dia-a-dia. “Sou conhecido pela minha alegria e bom humor. Sempre fui assim e encarei as coisas com força. Fico muito feliz com esta homenagem, que valoriza o trabalho de nós pequenos produtores. Valorização que deveria ocorrer em todo o Brasil, já que é por causa dos produtores rurais que as pessoas têm o que comer em suas casas”, afirmou.

Valorização
Foi justamente sobre esta valorização que o presidente do Sindicato Rural de Penápolis, João Castilho, falou durante o encontro. “Esta homenagem que fazemos aqui é uma valorização ao homem do campo. Àquele pequeno produtor que mora e trabalha no sítio. Acho que esta honraria e este jantar é o mínimo que podemos fazer para prestigiar da maneira que eles realmente merecem”, afirmou o presidente, que disse ainda ter muito orgulho do “caboclo”. “Tenho orgulho de ter sido filho de caboclo e de falar o tradicional ‘cabocleis’. O homem do campo tem que ter seu valor e é inadmissível que no governo, de modo geral, ele tenha a menor dotação orçamentária na área da agricultura. Precisamos mudar isso. Por isso e por todo o orgulho que eles nos oferecem é que fazemos esta homenagem aos nossos produtores do ano”, enfatizou.

Avaliação
Entre as principais atividades do Sirp em 2016, o presidente destacou a parceria firmada entre o Sebrae e o Senar.
Segundo João, neste ano foram promovidos três fóruns com estes dois órgãos considerados, por ele, de grande importância para o produtor rural. “Através do Senar, o produtor aprende a crescer da porteira para dentro através de cursos sobre como produzir melhor, preparar a terra, aumentar a produção, entre outras ações. Já com o Sebrae como nosso parceiro, os produtores têm aprendido muito sobre como melhor aplicar seu preço sobre o que ele produz, crescendo de sua porteira para fora. Além disso, tivemos muitas outras ações junto aos produtores, sempre levando capacitação e a orientação necessária ao homem do campo”, finalizou Castilho, que está á frente do Sirp há 20 anos e termina seu mandato em 2017, podendo concorrer ainda a uma nova eleição.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade