Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/03/2009

Sindicato Rural leva profissionalização à zona rural

Detalhes Notícia

O SIRP (Sindicato Rural de Penápolis) assumiu novamente neste ano seu compromisso com a zona rural de toda sua extensão de base. São dezenas de atividades em convênio com o Senar/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), desde promoção social a formação profissional. O primeiro curso foi o de Artesanato em Fibras Vegetais, como a folha de coqueiro, que aconteceu de 1 a 3 de fevereiro, no Cessibra (Centro Social Santa Isabel de Braúna). Participaram 16 pessoas. A instrutora foi Iracy Artuzzi Caldato, do município de Mirandópolis.
Ela proporcionou técnicas de alternativa de renda aos produtores e familiares. Iracy investiu nos conhecimentos em trabalhos manuais com as matérias-prima abundantes na região. Outro programa aplicado há anos pelo SIRP é o ProLeite, neste com 15 participantes de Braúna e Glicério. A unidade demonstrativa do programa está sendo o Sítio São Sebastião, do produtor Paulo Sérgio Teixeira, em Braúna. O médico veterinário Paulo Roberto Rodrigues Pinto, de promissão tem sido o instrutor. O ProLeite tem 17 módulos a serem desenvolvidos de fevereiro a novembro.

PROLEITE
O programa tem recebido apoio das Casas da Agricultura de Braúna e Glicério, através dos agrônomos Advaldo Avelhan, como de Glicério e Silvio Castilho, respectivamente. Ambos contribuíram principalmente na seleção dos participantes que necessitam envolvimento com pecuária leiteira. Com o objetivo de aumentar a produtividade leiteira, a propriedade escolhida recebe o acompanhamento técnico durante todos os módulos. Todas as etapas, desde a análise de solo até recuperação de pastagens, piquetes, irrigação, sanidade animal, entre outras, devem ser executadas.

ARTESANATO
Outro curso muito requisitado pelos produtores foi o de Artesanato em Couro, focando utilitários e decorativos. Ele foi aplicado na Casa da Agricultura de Avanhandava. O local passou por amplas reformas em 2008, sendo criada uma sala especifica para cursos. O sucesso do curso em Avanhandava tem parte do Agrônomo Tarcisio, parceiro em levar as atividades do Senar para sua cidade. Os 15 participantes se reuniram de 6 a 9 de fevereiro com o instrutor José Carlos da Costa, de Penápolis. Ele ensinou a todos como curtir o couro e criar produtos. (Assessoria de Imprensa/SIRP)

Foto: Braúna recebeu também o curso de Artesanato em Fibras Vegetais

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade