Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/12/2008

Sindicato Rural e Senar promovem 114 ações em 2008

Detalhes Notícia

Em 2008 o Sindicato Rural de Penápolis reafirmou mais uma vez seu compromisso com a classe rural trabalhadora e principalmente a produtora. Foram realizadas 144 ações formadoras, culturais, educacionais e de confraternização em convênio com o Senar/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
Foi mais um ano com resultados importantes na área rural de Penápolis e comarca. O Senar liberou recursos na ordem de R$ 420 mil. As ações tiveram como foco a pecuária leiteira e a cana-de-açúcar, mas ainda houve espaço para piscicultura, ovinocultura e orgânicos pelo Programa de Olericultura Orgânica.
Foram capacitados 1.400 trabalhadores rurais no corte da cana-de-açúcar. Segundo o articulador as ações do Senar, Dênis Cássio Castro da Silva, o destaque é para o projeto “Ciranda do Esporte e Lazer Rural”, realizado em cinco bairros rurais de Penápolis, simultaneamente, envolvendo mais de mil participantes, além de Barbosa, Glicério e Braúna.
Uma das principais realizações, destacadas também pelo coordenador do Senar e um dos diretores do Sindicato Rural, Gilberto Bilche Girotto, foi a 4ª Cavalgada Franciscana que este ano inovou com a realização da missa sertaneja e apresentação de violeiros.
“Esta é uma importante marca para o nosso Sindicato, mostra a confiança que a Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo) deposita em nosso trabalho e nos abre portas para reivindicar melhorias para os nossos associados”, ressalta Dênis. Afirma ainda que mesmo com oscilações no setor sucroalcooleiro e na pecuária leiteira o trabalho foi positivo, pois o produtor percebeu a necessidade de mais de uma atividade rural para sobreviver, enxergando sua propriedade como uma empresa, sujeita às exigências do setor.
Todos os esforços do Senar junto ao Sindicato Rural de Penápolis são para manter o homem no campo, com integração entre as famílias e garantir o aprimoramento das novas tecnologias, visando mais resultados para os produtores. Os impasses é que muitos se voltaram para a monocultura e não são organizados.
Dênis é articulador do Senar há quatro anos e meio, além de ser técnico em edificações na prefeitura de Penápolis. Comenta que Barbosa, São Martinho do Oeste e Jatobá, são os que mais requisitam cursos. Uma dificuldade vencida do início dos programas. Com a divulgação que houve durante os anos, hoje o produtor já busca pelas ações, mas há dificuldade em mobilizar número necessário. Em Penápolis a realidade é notória, pois praticamente não existem mais propriedades e moradores rurais, são grandes áreas arrendadas pra cana.
O programa de Turismo Rural, que teve destaque nesses três últimos anos, com sucesso recente em Barbosa, não houve procura para 2009. “Existem muitas propriedades com potencial turístico que não são aproveitadas, falta apenas apoio das autoridades, para compor roteiros, por exemplo.” O ProLeite tem sido um dos carros chefes no fomento a pecuária leiteira e deve continuar, com turma em Braúna. O Ciranda, que já ocorre em Braúna, Barbosa e Penápolis, acontecerá em Alto Alegre. A proposta é rodízio de cidades a cada dois anos para atender toda a extensão de base. Além das ações já realizadas, haverá formação de ovinocultura e cultivo de eucalipto, solicitado por Braúna e Avanhandava. Uma novidade é programa Jovem Aprendiz Rural, para adolescentes de 12 a 16 anos. São 10 meses de formação visando que o jovem veja as atividades rurais como meio de sobrevivência. “A população rural é praticamente toda idosa, pois o jovem sai do campo para se formar e viver na cidade. Mão-de-obra de retireiro, caseiro, administrador rural, operador de máquina, entre outras, estão escassas. É preciso cultivar as raízes, dar valor a elas, vislumbrando as alternativas que existem no campo”, conclui Dênis. (Assessoria de Imprensa/SIRP)

Foto: Mulheres desenvolvem artesanato durante Projeto Ciranda do Esporte e Lazer Rural

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade