Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/12/2019

Sincomercio apoia contratação de menores aprendizes do SOS

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Juliana Castilho de Matos (2ª da dir.p/esq.) e Amanda Cristina Teixeira (1ª da esq.p/dir.), Assistente Social do SOS durante uma das capacitações dos menores aprendizes no projeto

DA REDAÇÃO

O Sincomercio é favorável à contratação de menores aprendizes pelas empresas do Comércio. Em Penápolis, o treinamento desses jovens é realizado pelo SOS (Serviços de Obras Sociais) e eles recebem capacitação básica para entrar no mercado de trabalho.
Atualmente, a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é a psicóloga Juliana Castilho de Matos, que explica que o Curso de Aprendizagem Profissional para adolescentes e jovens é amparado pela Lei da Aprendizagem, e Inclusive, o Ministério do Trabalho prevê uma cota mínima obrigatória de aprendizes por estabelecimento, que é de 5% a 15%”, disse.
O SOS tem experiência de mais de 30 anos oferecendo este curso e conta com equipe multiprofissional para oferecer este aprendizado, já tendo encaminhado milhares de jovens ao mercado de trabalho.

Exemplo  
O Sincomercio de Penápolis há muitos anos emprega menores aprendizes para diversas tarefas, principalmente para os serviços de escritório. O funcionário Everson Carvalhal Santiago, que há quase 20 anos trabalha no Sincomercio, é um exemplo de quanto é válido dar oportunidade aos menores aprendizes. Ele iniciou no Sindicato contratado como menor aprendiz, aproveitou a oportunidade e foi conquistando seu espaço com o passar dos anos. Hoje ele é responsável por diversos setores do Sincomércio.

Vantagens com a contratação
O SOS acompanha, aproximadamente, 200 adolescentes com idades que variam de 15 a 18 anos, treinados para serem inseridos no mercado de trabalho. No comércio, eles podem trabalhar em serviços administrativos e como atendentes em lojas e supermercados.
São várias vantagens e incentivos fiscais que existem com a contratação de um aprendiz. Entre elas está o pagamento de apenas 2% de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço); há dispensa do aviso prévio remunerado; não há multa rescisória de contrato; e é preciso atender a cota obrigatória de aprendizes nas empresas. O coordenadora do SOS explica ainda que as empresas registradas no SIMPLES não terão aumento na contribuição previdenciária com a contratação de aprendizes. 

Jovens e suas famílias
Os jovens recebem formação profissional durante todo o contrato de aprendizagem e são acompanhados, junto com as famílias, pela equipe técnica do SOS. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e a carga horária é de 6 horas diárias. Caso o adolescente seja matriculado no ensino médio, poderá trabalhar até 8 horas por dia. Oferecer oportunidade de emprego aos menores aprendizes é uma forma de contribuir para a inclusão social com o primeiro emprego; romper e prevenir situações de vulnerabilidade; prevenir a evasão escolar e aumentar a escolaridade. 
A sede do SOS está localizada na avenida Antônio Veronese, 27-A, Vila América. Telefones: (18) 3652-1976 ou Cel. 99634-1909.

(Tânia Pinheiro - Com informações do Sincomercio Penápolis)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade