Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/01/2013

Simulador de Direção: Autoescolas de Penápolis também terão que se adequar

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O proprietário da autoescola Fitipaldi, Fábio Stigliano, diz que a medida, apesar do auto custo, poderá ser muito boa para os futuros condutores

DA REPORTAGEM

 

As autoescolas de todo o Brasil precisarão se adequar até junho à nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prevê a obrigatoriedade do uso do Simulador de Direção Veicular em todos os Centros de Formação de Condutores para habilitação na categoria "B" - automóveis e comerciais leves. Segundo a nova resolução, serão cinco aulas de 30 minutos com conteúdo didático, como conceitos básicos de condução, marchas, aprendizado de circulação em avenidas, curvas, estradas, vias de tráfego, regras de segurança, congestionamento e em situações climáticas e de risco. Os futuros condutores só poderão utilizar o simulador após o cumprimento da carga relativa às aulas teóricas-técnicas, e antes da realização do exame teórico. Para o proprietário da autoescola Fitipaldi e instrutor, Fábio Henrique Stigliano, a nova resolução pode oferecer mais segurança para o aluno que possui receio de conduzir o veículo. "Existem muitas pessoas que mesmo após as aulas teóricas e todas as conversas que temos na autoescola, ainda possui receio e até medo de conduzir um veículo pela primeira vez. Acredito que quando o aluno tiver este primeiro contato com um simulador ele irá para o veículo com mais confiança, afinal já conhecerá melhor como funciona", comentou. Fábio acredita que o sistema ainda não seja suficiente para a diminuição de acidentes. "Até porque muitos motoristas acabam ocasionando o acidente não por falta de experiência, mas por abusar de sua confiança e das infrações de trânsito, por isso acredito que seriam necessárias outras medidas", ressaltou. Mesmo com a resolução do Contran, nenhum comunicado mais esclarecedor chegou para as autoescolas de Penápolis. "Ainda estamos esperando algumas definições para ver as possibilidades de comprar o equipamento, desta forma estaremos nos adequando às novas exigências e oferecendo mais qualidade nas aulas aos alunos", disse. O preço médio de um Simulador de Direção Veicular é de R$ 23 mil e o equipamento exige a instalação em uma sala apropriada e com espaço suficiente para que o aluno tenha total condições de utilizá-lo. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade