Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/01/2015

Simulação visa treinamento de resgate em enchentes

Divulgação
Detalhes Notícia
Bombeiros realizaram treinamento com a utilização de cordas em situação em que a vítima é arrastada pela água

DA REPORTAGEM

O Corpo de Bombeiros de Penápolis realizou nesta semana uma série de treinamentos sobre atendimentos emergências sobre enchentes e alagamentos. As atividades foram realizadas entre os dias 12 e 14 na Corredeira dos Patos, no município de Avanhandava e contou com o efetivo operacional e administrativo do Posto de Bombeiros da cidade. Segundo o 1º Sargento Edvivaldo Martines de Araújo, comandante do Posto de Penápolis, o objetivo do treinamento é o de simular situações de emergência ocasionadas pelas chuvas de verão, comuns nesta época do ano. “Sabemos que neste período são comuns as chuvas torrenciais, fortes pancadas em um curto espaço de tempo e que pode ocasionar o alagamento de determinadas áreas rapidamente”, disse. Segundo ele, este tipo alagamento pode causar diversos problemas, inclusive ocasionando vítimas que ficam ilhadas em veículos ou locais ou até mesmo arrastadas pela força das águas. “Penápolis também possui área de alagamento e que podem oferecer certos riscos, como por exemplo, a do córrego Santa Leonor, próximo da Rodoviária, onde sempre há registros de alagamentos por conta do alto nível do córrego em dias de chuvas, por isso, nossos bombeiros precisam estar sempre preparados para este tipo de situação”, acrescentou. Durante os treinamentos foram simuladas o resgate de vítimas ilhadas, utilizando um barco inflável, e também quando a pessoa é arrastada. “São situações diferentes e que necessitam ações rápidas utilizando cordas e outros equipamentos específicos. Sabemos que em Penápolis há poucas ocorrências deste tipo, mas caso aconteça, os soldados estarão prontos para agir, utilizando os equipamentos corretos e as técnicas precisas, garantindo um resgate seguro das vítimas”, ressaltou. 
“Tivemos um treinamento intenso nestes dias, mas os resultados estiveram dentro do esperado, garantindo a eficiência dos trabalhos. Faremos ainda uma avaliação mais aprofundada sobre o trabalho, mas estamos contentes com o que foi feito. Este é nosso objetivo, procurar sempre um atendimento rápido para tirar a vítima da situação de risco, sempre ajudando a população”, finalizou.

(Rafael Machi)

 

Cuidados em caso de enchentes
 

O Corpo de Bombeiros alerta que é importante a pessoas estar atenta a situações de alagamentos:

l Caso esteja a pé, evite passar por áreas alagadas, principalmente quando houver correntezas. 
l Evite contato com água da enchente, pois, certamente, estará contaminada.
l As águas de enchentes são pesadas e violentas. Mesmo que você saiba nadar bem, não se arrisque em travessias ou brincadeiras. 
l Evite cruzar pontes onde o nível do rio subiu. 
l Não se abrigue embaixo de árvores e se mantenha distante de postes.
l Não se abrigue debaixo de árvores isoladas.

Dentro do carro:

l Aos primeiros sinais de alagamento procure áreas elevadas para estacionar e aguarde o nível da água baixar.
l Não pare o carro próximo a árvores ou postes.
l Evite áreas alagadas. As poças podem esconder crateras ou bueiros destampados.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade