Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/10/2017

sessão da Câmara: Conselho da Mulher apresenta dados sobre violência

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Todas as unidades básicas de saúde também receberão a cartilha; na foto a enfermeira Juliana Hino, a presidente do Comdim, Lia Maura e o secretário de Saúde, Wilson Carlos Braz

O Comdim (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Penápolis) terá um espaço aberto à apresentação de temas ligados à violência contra a mulher na sessão da Câmara de Vereadores, na próxima segunda-feira (16). A presidente do conselho, a psicóloga Lia Maura Camilo Bezerra, solicitou o tempo para poder divulgar aos vereadores e à comunidade em geral dados estatísticos de crimes registrados no município.
O levantamento será apresentado pela presidente do conselho, a partir das 21h, horário reservado à participação de convidados durante a sessão. “Convidamos a todos os interessados para que acompanhem a nossa explanação, pois ela revela números que mostram a realidade bem próxima a nós. São dados de crimes cometidos contra as mulheres em nossa própria cidade, e que nós, tanto cidadãos comuns, como autoridades, temos o dever de combater”, falou Lia Maura.
Ela ainda explicou que esta ação do conselho faz parte de um conjunto de atividades relacionadas à Semana Municipal de Prevenção à Violência Contra a Mulher, e atende aos objetivos da Lei nº 2.096, de 05 de novembro de 2015, de autoria do então vereador Fábio Pereira da Silva, o Fabinho.
“A lei diz que todos os anos, sempre na primeira quinzena de outubro, sejam realizadas ações de cunho socioeducativo e de prevenção a todas as formas de violência contra a mulher”, explicou a presidente.
“O objetivo é contribuir para que os direitos das mulheres sejam respeitados e assegurados. Essa missão cabe aos órgãos governamentais e não governamentais, que tem a obrigação de estabelecerem parcerias que promovam a aplicação dessas propostas”, completou.
Lia Maura revelou que o Comdim está articulando também, neste mesmo dia, a participação uma mulher que já viveu situações de violência e que mesmo assim possui uma história de superação. “Estamos programando um testemunho real, o que certamente reforça diante da nossa sociedade que a violência é algo real, próximo e infelizmente progressivo”, ressaltou ela.
“Convidamos, a quem puder, para que compareça às 21h ao plenário da Câmara Municipal para acompanhar nossa participação e se informar mais sobre o tema. Quem não puder comparecer, pode nos prestigiar através da internet e do rádio, que transmitirão a nossa participação neste dia 16”, enfatizou.

Secom – PMP

Distribuição de cartilhas sobre violência doméstica

O Comdim (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) iniciou nesta semana a distribuição de cartilhas com orientações sobre prevenção a violência contra as mulheres. A iniciativa faz parte da Semana Municipal de Prevenção à Violência contra a Mulher.
Segundo a presidente do Conselho, Lia Maura Camilo Bezerra, as cartilhas estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde. “Estivemos na Macro II, em reunião com os agentes de saúde e equipe de enfermagem distribuindo as cartilhas e orientando a como detectar casos de violência e encaminhá-los aos órgãos responsáveis”, explicou.
A cartilha foi produzida pelo Gevid (Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica) do Ministério Público do Estado de São Paulo. O conteúdo traz informações sobre as principais formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres, as fases do ciclo da violência doméstica, os sinais que permitem prever o risco da relação se tornar violenta.
Também há informações sobre as medidas de proteção asseguradas pela Lei Maria da Penha e onde encontrar ajuda em casos de violência. O objetivo é prestar informações de forma simples e direta sobre a dinâmica da violência doméstica e sobre a Lei Maria da Penha.
“Temos detectado um aumento no número de casos de violência contra mulher e, por isso, é extremamente importante levar informação a essas vítimas e fortalecer a rede de atendimento. Os agentes e a equipe das unidades de saúde são fundamentais para auxiliar as mulheres e orientá-las”, destacou a presidente do Comdim.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade