Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/06/2015

SESI Penápolis participará de Olimpíada de Robótica

Divulgação
Detalhes Notícia
Durante a disputa, os estudantes terão que resgatar vítimas de um desastre usando robôs autônomos

DA REDAÇÃO

Duzentos e doze times do SESI-SP, que totalizam 848 alunos, participaM durante o mês de junho da Olimpíada Brasileira de Robótica, Modalidade Prática – Nível 2. As seletivas foram divididas em cinco etapas regionais, nos municípios de Taubaté, São Carlos, Campinas, Ourinhos  e São Bernardo do Campo.
Os alunos do SESI Penápolis participarão da Olimpíada e exibirão seu projeto durante a quarta etapa da competição, que será realizada no SESI de Ourinhos no dia 24 e contará com a participação de 40 times. As equipes que se destacarem nessas etapas se classificarão para a Final Estadual, que será realizada no Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo, no dia 8 de agosto. Participarão das competições, além dos alunos do ensino médio da entidade, estudantes de escola públicas e particulares de todo o estado.  
Durante a disputa, os estudantes terão como missão simular um ambiente de desastre cheio de obstáculos, no qual o resgate das vítimas deve ser feito por robôs completamente autônomos, controlados pela plataforma Arduino. As equipes são formadas por grupos de no máximo quatro alunos.
O desafio é baseado nas regras da RoboCup Júnior, organização internacional criada para promover a Inteligência Artificial e a robótica. 
No Brasil, as olimpíadas científicas tiveram seu início em 1978 e atualmente são apoiadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Educação em parceria com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).
Protagonismo no SESI-SP– A introdução da ciência e da tecnologia na rede SESI-SP iniciou-se em 2008, no ensino fundamental II, para promover a formação do espírito científico entre os estudantes. 
Atualmente, os alunos do ensino médio também têm a oportunidade de participar de torneios de robótica, que os coloca em contato com conceitos de engenharia e matemática e estimula a pesquisa e o interesse pela ciência e tecnologia.
Na avaliação do presidente da Fiesp e do SESI-SP, Paulo Skaf, a robótica estimula o aluno a ser criativo e a buscar soluções para problemas do cotidiano. “Os benefícios com essa iniciativa são inúmeros. Além de introduzir novos conhecimentos para os estudantes, a robótica contribui para ampliar a disciplina e o trabalho em equipe.”
Para Walter Vicioni Gonçalves, superintendente do SESI-SP, a olimpíada de robótica é mais uma ferramenta para incentivar o estudo da Ciência e da Tecnologia, que começa na educação infantil e estende-se até o ensino médio. “Nossa intenção é ampliar a difusão de conceitos de engenharia e matemática e estimular o aluno a ser protagonista em sala de aula”. 

(Com informações da Assessoria do SESI-SP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade