Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/06/2014

Sesc Birigui apresenta o samba e suas vertentes em show na Praça

Divulgação
Detalhes Notícia
Chico Mendes - ‘A Ciência do Samba’

O samba em suas mais variadas vertentes é tema do espetáculo musical "A Ciência do Samba", conduzido pelo cantor, compositor e arranjador musical Chico Mendes, que estará acompanhado do grupo Sambachoro. 
O show gratuito acontece hoje, dia 13 de junho, às 20h30 na Praça Doutor Gama, em Birigui. No palco, canções autorais de seus três discos solo e de ícones do gênero musical, como Dorival Caymi, Ataulfo Alves, Jamelão e Paulinho da Viola. Não é recomendado para menores de 14 anos. Samba Exaltação, Maxixado, Jongo e Ijexá. As ramificações do samba estarão presentes na Praça e serão abastecidas com doses das características próprias do intérprete, que integrou o tradicional grupo vocal brasileiro Cantores do Ébano no final da década de 1970, formado apenas por vozes negras. "A Ciência do Samba" é uma realização do Sesc (Serviço Social do Comércio) Unidade Birigui.

Os Sambas
Chico Mendes traz a Birigui sucessos do Samba Exaltação, estilo menos rústico e mais sofisticado que canta as qualidades do País, exaltando as belezas naturais e socioculturais brasileiras. Também no palco o Samba Maxixado, que mistura os elementos tradicionais do samba às características do maxixe na composição musical, como o piano e instrumentos de sopro mais agudos (flauta e a clarineta).
O Jongo, o avô do samba e de origem africana, é um estilo dançante que produz som de tambores. Foi bastante executado na zona rural, é considerado bucólico e tem grande importância na cultura brasileira por influenciar a formação da identidade do samba carioca. Já o Ijexá é um ritmo mais suave e tocado com as mãos. No Candomblé é executado em homenagem aos Orixás. O Ijexá é facilmente encontrado em canções da MPB (Música Popular Brasileira) em músicas de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Clara Nunes. Ambos os gêneros do estilo compõem o repertório de "A Ciência do Samba".

Serviço
Sesc Birigui: Rua Egídio Navarro, 700. Telefone (18) 3642-7040.

Departamento de Comunicação - Sesc Birigui

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade