Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/06/2018

Servidores do Daep recebem orientações sobre prevenção da gripe

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Os servidores do Daep puderam tirar suas dúvidas sobre doenças como gripe e pneumonia

Servidores do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) participaram de uma palestra sobre estratégias de prevenção à gripe e à pneumonia. As orientações foram repassadas pelo médico do Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica, Samir Subhi Salous. A iniciativa faz parte das ações da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Segundo o médico, a chegada do inverno favorece o contágio pelo vírus da gripe. “Os riscos de proliferação aumentam neste período do ano, por isso, é necessário adotar medidas preventivas. Os grupos de risco também devem procurar uma unidade de saúde e se vacinar gratuitamente”, contou.
O palestrante também exemplificou os tipos de pneumonia, que podem ser adquiridos através de vírus, bactérias, fungos ou até pela inalação de produtos químicos agressivos como agrotóxicos e fumaça.
Segundo o técnico em Segurança do Trabalho do Daep, Reginaldo de Souza, durante a palestra, foram reforçadas medidas preventivas da gripe e pneumonia. “Ambientes fechados e com pouca circulação de ar facilitam a infecção por vírus ou bactérias, levando à doença. Como forma de prevenção, deve-se manter a higiene das mãos além de evitar, sempre que possível, ambientes fechados e com muita gente”, afirmou.
O médico também orientou que é necessário lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca; sempre que possível, ter um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas e não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros. 
Após a palestra, os servidores puderam sanar suas dúvidas em relação às doenças. O presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, agradeceu a presença dos servidores e destacou a importância de ações preventivas para a saúde.
“Orientamos que todos os servidores que se enquadrem no público alvo da Campanha de Vacinação procurem uma unidade de saúde para se vacinar. A vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe”, concluiu o presidente. 

Vacinas contra gripe ainda estão disponíveis

Quem ainda não se vacinou contra a gripe devem procurar com urgência uma unidade de saúde. A vacinação é gratuita e está disponível na Macro I (Mutirão), na Macro II (Centro) e na Macro III (Santa Terezinha), no horário das 07h às 17h. É necessário levar a carteirinha de vacinação. 
Devem ser vacinar crianças de 6 meses a 9 anos, adultos e idosos a partir de 50 anos, profissionais que atuam na área da saúde, grávidas, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com doenças crônicas e profissionais da educação. Até o momento, o público alvo com menor procura são as crianças.

Cobertura
Segundo dados do Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica, foi vacinado 38,27% do público alvo da campanha, sendo que a meta é vacinar 90%. A menor cobertura foi registrada entre as crianças, com a vacinação de 30,91% de um total de 3.248 crianças.
Entre as gestantes, 78,88% já se vacinaram e as puérperas (até 45 dias após o parto), 76,04%. Entre os idosos, foram aplicadas 5.517 doses, totalizando 71,36% de um total de 8.914. Cerca de 87,76% dos profissionais que atuam na área de saúde já se imunizaram. Já entre os profissionais da educação, 434 pessoas já se vacinaram.

Alerta
O secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz, alerta que para evitar a transmissão do vírus é necessário que o público alvo seja vacinado. “A campanha é voltada para as pessoas mais suscetíveis a complicações ocasionadas pelo vírus. Por isso, pedimos que as pessoas não deixem de se vacinar”, afirmou.
Ainda segundo o secretário, outra preocupação é a baixa cobertura das crianças. “É essencial que os pais levem seus filhos para se vacinar. Esta é a única forma de protegê-los contra as complicações ocasionadas pela gripe”, finalizou o secretário. Até o momento, a cidade registrou um caso positivo de Influenza A – H1N1e um caso positivo de Influenza A – H2N3, ambos em adultos.

Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade