Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/02/2017

Serviço Militar: Tiro de Guerra faz seleção de seus 50 novos atiradores

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Tiro de Guerra de Penápolis iniciará suas atividades em março com 50 novos atiradores

DA REPORTAGEM

O Tiro de Guerra 02/027 de Penápolis iniciou nesta segunda-feira (13) a seleção final dos 50 jovens que irão compor o corpo de atiradores de 2017. Eles foram pré-selecionados e estão passando por uma série de entrevistas a fim de se definir quais estão aptos para o serviço militar. De acordo com o 1º Sargento e chefe de Instrução do TG de Penápolis, Egídio Moreira Neto, serão três dias de entrevistas dos 150 pré-selecionados para a fase final. “São jovens que completaram 18 anos em 2016 e que se alistaram para o Serviço Militar conforme a lei. Foram cerca de 400 alistados, sendo que a grande maioria acabou dispensada em uma primeira fase por excesso de contingente, restando estes que agora passam por entrevistas”, explicou. Antes, porém, eles passaram por exames médicos para averiguação das condições físicas. “Esta seleção final tem o objetivo de avaliar cada um dos jovens. Ver sua disponibilidade e vontade de servir ao Exército através do TG”, disse Egídio, que afirmou também que a nova experiência tem tido boa receptividade por parte dos jovens. “Muitos estão bastante ansiosos com a nova experiência e, estão se apresentando, inclusive, como voluntários, o que tem nos deixado muito contentes, já que isso mostra que os jovens da cidade vêem com bons olhos o Tiro de Guerra de Penápolis, diferente do que acontece em grandes centros”, afirmou. A seleção conta com o apoio de policiais militares da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam), que ajudam na seleção dos jovens. “A ajuda da Polícia Militar, através da Rocam, é muito importante. Quando se é um atirador do TG, você aprende noções militares e também o manuseio de armamentos, por isso também é importante termos o cuidado com a seleção de jovens que não estejam envolvidos com o crime. Sabemos que tirar estes do crime é muito importante, mas, infelizmente, temos que ser criteriosos”, ressaltou o sargento. A expectativa é de que na próxima sexta-feira (17) seja divulgada a lista de convocados para o Serviço Militar, estando marcada ainda para o dia 2 de março a matricula dos convocados e o início das atividades de instrução militar do TG de Penápolis, que se estendem até o fim deste ano. 

Emprego
Apesar de todo o processo de seleção do Serviço Militar, o Sargento Egídio destacou um dos principais problemas que tem afligido os jovens que estão prestes a entrar para o Serviço. É a falta de oportunidade encontrada por eles na hora de conseguir um emprego ou ate mesmo se manter em seus atuais. “Infelizmente este tem sido um grande problema dos que se alistam. Quando seus patrões ficam sabendo que ele pode entrar para o Serviço Militar existem grande ameaças de dispensa do funcionário. Da mesma forma acontece com aquele atirador que busca seu emprego durante o ano de Serviço, encontrando grandes dificuldades de contratação, já que o Tiro de Guerra exige horários flexíveis”, explicou.  Por conta disso, o sargento tem feito um apelo aos empresários e empregadores de jovens que precisam prestar o Serviço Militar. “Que eles tenham um pouco de paciência. Este é um momento único para eles.  Além disso, é importante que a sociedade veja o quanto isso pode ser benéfico para os jovens e para a própria sociedade, já que ao final dos trabalhos buscamos entregar para a comunidade um outro jovem. Com responsabilidade, civismo e outros adjetivos que tendem a contribuir cada vez mais com a sociedade”, finalizou. 


Alistamento continua na Junta Militar

Os jovens penapolenses do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar, que é obrigatório e deve ser feito na Junta de Serviço Militar da cidade. Jovens que não fazem o alistamento ficam impedidos de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino, inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. De acordo com a Junta Militar de Penápolis, para a efetivação do alistamento é necessário que o jovem tenha em mãos RG e CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência e uma foto 3x4 recente. Feito este processo, ele recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM) constando em seu verso a data em que ele deve retornar à Junta de Serviço Militar, para tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do Serviço Militar. A expectativa é de que neste ano cerca de 500 jovens nascido no ano de 1999 compareçam para o alistamento. Os nascidos nos anos de 1998 ou anos anteriores, também podem comparecer à Junta para seu alistamento, entretanto eles precisam estar atento quanto à multa e taxas bancárias a serem pagas. A Junta do Serviço Militar de Penápolis localiza-se na rua Dr. Ramalho Franco, 340, no centro da cidade. Para obter mais informações, o telefone de contato é o 3652-5627, e o horário de atendimento para alistamento é de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade