Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/08/2012

Serviço alternativo para estradas sem asfalto é defendido para Penápolis

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
Estrada com serviço de perenização permite boas condições de tráfego

O vereador Hugo Crepaldi (PDT), apresentou à administração municipal de Penápolis pedido de estudos para   viabilização do sistema de perenização, um trabalho alternativo e econômico para  estradas rurais sem pavimentação asfáltica. O pedetista tem apurado informações sobre o projeto com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e através de outros setores do governo de São Paulo. A perenização tem  mistura de material argiloso (60 a 70 %) com material granular ( 40 a 30 % - cascalho, pedregulho, brita, moledo etc.). Segundo Hugo Crepaldi,  esse sistema custa R$ 100 mil o km, enquanto a pavimentação asfáltica completa, é de aproximadamente R$ 1 milhão. “A estrada perenizada já tem um ganho muito importante para o tráfego, podendo depois receber a pavimentação asfáltica completa”, considera Hugo Crepaldi. Um dos pontos indicados pelo vereador para o benefício é o acesso ao Colégio Agrícola.

Técnica
Hugo Crepaldi levantou que na perenização a camada de espessura recomendada   é de 5 a 20 cm. O processo envolve secagem e destorroamento da argila se necessário; cálculo das proporções de argila e material granular; mistura do material com grade de discos, motoniveladora ou pá-carregadeira; regularização e compactação do sub-leito ou da camada de reforço, mantendo o abaulamento da pista; abertura de caixa, no leito da estrada, na profundidade da espessura da camada compactada a ser aplicada e escarificação  do fundo da caixa. Os equipamentos recomendados são pá carregadeira, caminhão basculante, motoniveladora, irrigadeira, trator de pneus com grade e rolo compactador. Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade