Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/08/2010

SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL: Apresentações musiciais, Apae Folia e teatro marcam evento

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

 

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Penápolis realiza na próxima segunda-feira, dia 23, a segunda edição do Apae Folia. Os interessados podem adquirir seu abada -  camiseta com a logomarca do evento - na própria entidade por R$ 8,00. Os acessórios são limitados. O início será às 09h30 na Praça Carlos Sampaio Filho, em frente ao Fórum com uma passeata referente às atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2010, realizada de 23 a 26 de agosto, cujo tema é “Autogestão e Autodefensores: Conquistando Caminhos para Ser e Conviver”. Conforme informou Stella de Lima, responsável pelo Apae Folia, o evento objetiva mudar o “pré-conceito” que muitos ainda fazem das pessoas com deficiência intelectual e das escolas de educação especial. “Nós somos uma escola acolhedora, alegre e de muita qualidade”, disse.  A passeata percorrerá o centro da cidade com trio elétrico e trenzinho, com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra. Todos os alunos e pacientes que freqüentam a entidade estarão também participando, acompanhado dos seus pais e de alunos das escolas regulares da cidade. “A Apae de Penápolis realiza um trabalho de referência e de muita qualidade atendendo também as cidades da micro-região, portanto, não podemos nos calar diante desta acusação e desrespeito ao nosso trabalho de acordo com este parecer”, destacou a coordenadora pedagógica Roseli Granato.

 

Semana Nacional

A abertura solene da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla – 2010, será no dia 23, a partir das 19h30 na quadra Poliesportiva da instituição. Na oportunidade, haverá a apresentação da estréia do musical “sustentabilidade: um sopro para ir além”, onde a entrada será um quilo de alimento não perecível. “O mundo da apresentação nos leva a entender que, para continuar se desenvolvendo, precisamos utilizar dos recursos naturais disponíveis sem que as gerações futuras sintam falta dos mesmos”, destacou Iara Alves de Lima, diretora administrativa. Na terça-feira, 24, às 19h30 acontece a palestra “Direitos e Deveres da Pessoa com Deficiência e suas Famílias”, ministrada pelo promotor de Justiça Dório Sampaio Dias. Na quarta-feira, 25, haverá mais apresentações musicais e às 19h30 a palestra “Sustentabilidade uma abordagem contemporânea”, com o engenheiro, Secretário Municipal de Agricultura e presidente da Funepe Eder Fonzar Granato. Na oportunidade, alunos da instituição serão eleitos como representantes, objetivando defender suas opiniões e direitos para que mantenham uma qualidade de vida. Além disso, todas Apaes possuem um casal de autodefensores que se organizam para eleger o casal regional, estadual e nacional. “A entidade, por entender a necessidade de permear o caminho dos alunos e de seus familiares na busca de autogestão, trouxe o tema da semana e adaptou com o trabalho sobre a sustentabilidade que vinha sendo desenvolvida”, disse Iara. Roseli ainda enfatiza que a entidade busca modificar uma visão que vem sendo reforçada onde os alunos das escolas mantidas pelas Apaes são tristes e sozinhos por estudarem nestas escolas especiais, reforçando a idéia equivocada de que o Movimento Apaeano é segregador. “Temos 22 alunos que além do estudo que recebem na instituição estão no mercado de trabalho, mostrando que a pessoa com deficiência intelectual e múltipla tem suas habilidades e qualidades”, ressaltou. Stella observou que a programação é toda baseada em formar cidadãos conscientes de que agir com sustentabilidade é a garantia de manter o planeta para as futuras gerações. “Uma das ações é a reciclagem de lixo, constatando que estes materiais podem ser transformar em artigos e produtos de luxo”, informou. Encerrando a semana no dia 27 está previsto uma programação especial para os alunos e funcionários da instituição. As demais escolas e instituições podem agendar visita a Apae durante a semana através do telefone (18) 3652-2208 no horário das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. (IA)

 

Foto: Alunos da Apae sentam em sofás e camas confeccionadas com garrafas pet descartáveis

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade