Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/05/2011

Semana do Meio Ambiente vai movimentar a cidade

Comemorado oficialmente em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente em Penápolis será festejado com uma programação especial de três dias. O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), através do CEA (Centro de Educação Ambiental) realizará diversas atividades em homenagem a esta data tão importante em todo o planeta.
Durante a Semana do Meio Ambiente deste ano, denominada “Lixo no lixo – A Cidade que Queremos”, serão realizadas várias ações com a comunidade para participação e mobilização quanto à coleta e destino do lixo de forma adequada. O objetivo é a preservação do solo e da água e a conscientização da população para a redução e reutilização do lixo.
No dia 1º de junho, quarta-feira, haverá a entrega de latões para a reciclagem do lixo orgânico gerado e entrega de panfletos “Transforme seu Lixo em Adubo” em todas as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e nos CEUs (Centros Educacionais Unificados). O referido panfleto ensina como aproveitar o lixo orgânico que seria descartado, transformando-o em um composto para ser aproveitado em hortas e jardins.
Em todas as escolas também será realizada uma palestra sobre esta compostagem de lixo. A palestra será ministrada pelos alunos do curso de Técnico em Meio Ambiente da ETE (Escola Técnica Estadual) João Jorge Geraissate, o popular Colégio Agrícola de Penápolis.
Já no dia 2 de junho, quinta-feira será realizada a entrega do panfleto “Lixo e Coleta Seletiva - Um Desafio de Todos” para divulgação da importância do conceito dos 3Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Esta distribuição será feita em todas as escolas da cidade, tanto nas municipais e estaduais como nas particulares.
Encerrando a semana comemorativa, na sexta-feira, dia 3 de junho, será realizada na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho, uma apresentação de Teatro de Rua com a Cia. Pano de Fundo, de Penápolis. Este trabalho é direcionado a estudantes do 1º ao 5º anos e também à comunidade em geral. As apresentações serão realizadas às 09h e às 14h.
O Espetáculo é uma livre adaptação de uma parábola infantil de Roger Klaus, a qual a Cia. se utiliza de vários recursos cênicos, incluindo pernas de pau, dança, música e interpretação. Através de uma proposta didática, o grupo funde o uso de material reciclado para falar do abuso de poder e mostrar os efeitos negativos causados pelo lixo depositado pelo homem no meio em que vive.

Participação Social
Para o Diretor Presidente do Daep, Lourival Rodrigues dos Santos, a participação social é uma das estratégias para solucionar problemas e conquistar melhores condições de vida para todos.
“Seus resultados são alcançados quando as necessidades de um grupo são expressas de forma organizada, podendo ocorrer em torno de interesses comuns, pois interesses comuns fazem indivíduos se unirem pela defesa de causas que acreditam”, defendeu o presidente.
“Através deste evento estaremos agregando esforços para resolvermos um problema amplo que é a questão do lixo no município, pois mobilizar a população é a estratégia para conseguirmos a participação de todos no que diz respeito à organização e destino correto do lixo” – compeltou Lourival.

Organização
A Semana do Meio Ambiente é organizada e executada pelo Daep, Prefeitura Municipal, Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado.
A iniciativa tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, uma parceira histórica nas ações ambientais realizadas no município, que está arcando com os custos de produção do material promocional, como faixas e panfletos, e de toda a estrutura para o espetáculo teatral.

Secom – PMP  

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade