Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/08/2010

Semana do Bebê: Rogério Arns e Saul Cypel falam sobre afeto e família

Detalhes Notícia

A 1ª Semana do Bebê em Penápolis já acabou, porém, deixou muitos ensinamentos para as mamães e futuras mamães do município. Na noite da última sexta-feira, 06, o evento recebeu a participação de dois convidados ilustres: Rogério Arns Neumann, filho da saudosa Zilda Arns, criadora da Pastoral da Criança e o médio neurologista infantil, Saul Cypel.
Para uma numerosa plateia que preencheu o Teatro Lúmine, os dois convidados da noite fizeram ressaltar a importância da relação interpessoal, do vínculo familiar e do afeto para o crescimento saudável de uma criança. Os dois palestrantes, cada um com sua experiência profissional e de vida, foram enfáticos com relação às responsabilidades da família na criação de seus filhos.
O neurologista infantil, Saul Cypel, falou sobre como o vínculo interpessoal precoce pode gerar resultados a curto, médio e longo prazo. “O bebê possui uma dependência extrema das outras pessoas a sua volta, mas conforme ele vai crescendo, tem que receber estímulos para ganhar autonomia e principalmente desenvolver a capacidade de pensar”, explicou.
Nesse mesmo contexto, Rogério Arns conversou com a plateia sobre o conhecimento adquirido com sua própria família e com as famílias atendidas pela Pastoral da Criança. “Percebi que não se deve transferir para outra instituição a obrigação da família. Há espaços que só o pai, a mãe, a família tem que preencher na vida da criança. A vivência do pai com o filho, não deve ser transferida para outras instituições”, afirmou. Ele explicou que mesmo se a criança estiver matriculada em uma excelente escola, ser bem assistida em saúde, existem coisas que somente a família poderá fazer por ela.
Rogério Arns citou uma conversa com um colega médico onde este afirmou que as crianças que chegam ao hospital mais doentes, são as crianças que são menos amadas. “As crianças mais pobres, nem sempre são as mais doentes, porém, as que não são amadas, adoecem mais”, lembrou.

Homenagem
Durante o evento, o prefeito João Luís dos Santos prestou uma homenagem a Rogério Arns pelo trabalho que ele e sua mãe desenvolveram ao longo desses anos junto à Patoral da Criança. Rogério recebeu das mãos do prefeito João Luís o troféu Zilda Arns, criado por ocasião do Dia Internacional da Mulher, no último mês de março, que homenageava as mulheres penapolenses. A Semana da Mulher em Penápolis recebeu o nome de “Zilda Arns – Mulher Consciente”.
Rogério Arns ficou bastante emocionado com a lembrança e comentou da última vez que viu sua mãe, Zilda Arns, quando fazia as malas para viajar para o Haiti, ajudar as crianças daquela região, quando aconteceu o trágico terremoto em que ela faleceu.
Como encerramento da noite, todos os presentes puderam assistir um vídeo sobre a trajetória de Zilda Arns, uma mulher que viveu a sua vida para amar o próximo.

Secom – PMP

Foto: Prefeito João Luís homenageia Rogério Arns com o troféu que leva nome de sua saudosa mãe, Zilda Arns

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade