Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/08/2011

Semana do Bebê de Penápolis: do desenvolvimento humano ao comunitário

A Semana do Bebê de Penápolis, neste ano em sua 2ª. Edição, tem o propósito de discutir a saúde dos bebês, assistir o meio familiar, defender os direitos das crianças, orientar e educar para a prevenção e criar canais de comunicação que divulguem a importância da infância por um mundo de paz. Com uma programação diversificada e descentralizada, o evento é um marco de cidadania que proporciona, por meio de oficinas, debates, palestras, o crescimento do sentimento materno na comunidade.
O modelo do evento foi conhecido em Canela, município da Serra Gaúcha, onde há mais de 10 anos é realizada, anualmente, a Semana do Bebê, servindo de inspiração para outros municípios do Rio Grande do Sul, de Portugal, da Argentina e do Uruguai. A iniciativa gaúcha foi lançada pelos meios acadêmicos da Universidade Luterana do Brasil, em razão dos estudos realizados pelos professores Salvador Célia e Odon Frederico Cavalcanti Carneiro Monteiro, tendo sido, ao longo dos anos, assimilada pelo Poder Público e comunidade.
O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) tem acompanhado a experiência dos municípios gaúchos, reconhecendo o grande potencial da iniciativa como estratégia de mobilização social em prol da primeira infância, além de se tornar um elemento agregador de políticas direcionadas às crianças.
A experiência da Semana do Bebê de Canela, ao ser trazida para Penápolis, contribui para o fortalecimento dos esforços empreendidos no município para a melhoria dos serviços de atendimento às gestantes, aos bebês e às famílias. O entendimento que contagia a comunidade é que, ao investir na primeira infância e assegurar às crianças o direito à proteção, à saúde e à educação de qualidade, promove-se a redução das desigualdades, o que compete ao Poder Público e à sociedade. Por isso que, o grande diferencial da Semana do Bebê, garantindo o seu sucesso, é a união e a articulação de todos os ativos da comunidade em torno da proteção da gestante, da criança e da família. A esse movimento diferenciado de organização da sociedade, chamamos de rede, espaço onde seus membros identificam as mesmas necessidades, validam as mesmas estratégias e desenvolvem ações colaborativas para o fim de atingir um objetivo comum. No caso de Penápolis, a Rede CAAS (“Crianças Amadas, Adultos Seguros”) concretiza essa idéia inovadora, eficaz e eficiente. A proposta, não deixa de ser revolucionária, na medida em que provoca o amadurecimento de uma reflexão sobre o processo de planejamento, formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de atendimento à primeira infância. O modelo atual de gestão pública, baseado na departamentalização das ações, está ultrapassado e sem condições de responder, com agilidade e qualidades, às necessidades da população. 
Ao considerar que a Semana do Bebê de Penápolis é uma ação composta por estratégias adotadas para transformação social, contribuindo para o desenvolvimento humano e, por conseguinte, desenvolvimento comunitário, os resultados serão observados ao longo dos anos, na medida em que Poder Público e a comunidade, gradativamente, perceberem a importância de priorizar os investimentos na primeira infância, despertando nas famílias a necessidade do fortalecimento das relações entre cuidadores e bebês. As crianças que são atendidas, adequadamente, por seus cuidadores, nos três primeiros anos de vida, adquirem a capacidade de sentir o outro, de percebê-lo. Elas desenvolvem o que chamamos de empatia, sendo, deste modo, mais propensas a terem mais qualidade de vida e a não serem violentas.
O movimento proposto pela Rede CAAS em Penápolis tem a imagem de uma espiral: aberto, dinâmico, gradativo e progressivo.
Semana do Bebê de Penápolis: “Olhos no Futuro – A Importância do Desenvolvimento Infantil”.

Por Alexandre Gil de Mello, advogado

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade