Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/08/2009

Semana do Aleitamento Materno: Iniciativa incentiva a prática e reduz mortalidade infantil

Detalhes Notícia

Teve início na última segunda-feira, 03, a Semana Mundial do Aleitamento Materno, uma iniciativa promovida no Brasil pelo Ministério da Saúde. O objetivo é valorizar e incentivar a amamentação como forma de redução dos índices de mortalidade infantil e garantia de desenvolvimento saudável. Em Penápolis, várias atividades são realizadas nesta semana, porém o estímulo à prática ocorre permanentemente através das unidades de saúde, entidades e do Banco de Leite Materno da Santa Casa.
A unidade presta serviços de orientação e acompanhamento às nutrizes. “Nós prestamos toda assistência possível às mães que acabaram de dar a luz. Orientamos como proceder nesta fase tão importante na vida delas e dos filhos”, disse a nutricionista da unidade, Cláudia Rodrigues Carmona Slavez.
“Estes procedimentos são de grande importância porque evitam problemas comuns, como a rachadura dos mamilos, dificuldade do bebê em sugar o peito, demora na chamada descida do leite, mastite, entre outros. Tudo isso influencia muito na opção da mãe em amamentar ou não o bebê”, comentou.
Cláudia lembrou ainda que outro papel fundamental da unidade é oferecer o leite materno aos recém-nascidos cujas mães apresentam algum impedimento inicial na amamentação.
“Nestes casos conseguimos o leite materno para os bebês necessitados por meio da conscientização das mães que têm sobra de leite. Nós orientamos como fazer para retirar e armazenar esse leite para doação”, explicou a nutricionista.
“Fornecemos os recipientes adequados e esterilizados para esse armazenamento e passamos nas residências para recolhimento. Na Santa Casa esse leite doado passa por análises microbiológicas e por processo de pasteurização, garantindo sua qualidade”, completou. “É importante destacar que o leite doado não faz falta ao bebê, pois quanto mais as mamas forem estimuladas, mais leite elas irão produzir”.

Afeto e Desenvolvimento
A nutricionista frisou outra vantagem da amamentação: “O afeto trocado entre mãe e filho durante o aleitamento proporciona grande contribuição para o desenvolvimento psicológico da criança”, disse. “Essa segurança e confiança passada durante a alimentação no peito é fundamental”.
Além do aspecto psicológico, Cláudia observou que do ponto de vista nutricional o leite materno é ainda mais imbatível. “Ninguém até hoje chegou a uma fórmula igual ao leite da mãe. O leite de vaca por exemplo, por melhor que seja, não tem os anticorpos que somente a amamentação garante. Esses anticorpos dão mais imunidade, evitam riscos de alergias e viroses. O leite de vaca às vezes não é bem aceito, causando no bebê muitas cólicas e intolerância”, explicou.
Cláudia disse ainda que atualmente tem sido difícil para a maioria das mulheres alimentarem seus filhos exclusivamente com leite do peito até os seis meses, pois a maioria trabalha, tem rotinas muito atribuladas, e isso favorece o desmame precoce, assim como a observação errada de que o leite é “fraco” e a criança não engorda, passando a introduzir leites industrializados que são bem mais calóricos, porém não tão saudáveis como o leite materno.
“Queremos através da Secretaria Municipal de Saúde, do Banco de Leite e da Associação Unidos pela Vida, que apoia a causa, resgatar a cultura da amamentação exclusiva até os seis meses. Pedimos que as mães e até as gestantes, que estão se preparando durante o pré-natal, que busquem orientação conosco e nos postinhos de saúde sobre o aleitamento e garantam o bem estar de seus bebês”, pediu.
O Banco de Leite funciona na Santa Casa de Penápolis. Para mais informações o telefone de contato é o 3652-2210, falar com Nilce ou Cláudia. Secom – PMP

Foto: Estímulo à amamentação é permanente nas unidades de saúde e no Banco de Leite da Santa Casa

Hoje tem palestra sobre o tema

A Prefeitura de Penápolis através da Secretaria Municipal de Saúde firmou parceria, pelo terceiro ano consecutivo, com a Associação Unidos pela Vida e a Santa Casa de Misericórdia com a finalidade de organizar algumas comemorações em homenagem à Semana Mundial do Aleitamento Materno. Desta forma acontece hoje uma palestra sobre o tema, dirigida às gestantes, nutrizes e doadoras de leite.
Falarão aos presentes as profissionais do Banco de Leite do Hospital da Mulher de Araçatuba, a nutricionista Keny Gonçalves Tirapele, e a coordenadora geral Ana Maria da Silva Moda.
Será no auditório do Sindicato Rural, a partir das 15h. A iniciativa vai proporcionar ainda mais conhecimento sobre a importância do leite materno.
Após a palestra haverá uma confraternização entre as participantes e sorteio de brindes oferecidos pelos organizadores com apoio da Casa da Amizade do Rotary Clube de Penápolis e Lions Clube. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade