Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/08/2015

Semana de Prevenção contra a Leishmaniose acontece até 16

Secom-PMP
Detalhes Notícia
O atendimento clínico veterinário e exames são oferecidos gratuitamente no Centro de Controle de Zoonoses de Penápolis

A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal Saúde, participa da Semana Estadual de Prevenção contra a Leishmaniose Visceral. A mesma foi iniciada neste dia 10, e prossegue até 16 de agosto. Dentre as ações desenvolvidas no município, estão a intensificação das orientações nas escolas, unidades de saúde e comunidade em geral; além da realização gratuita de exames de leishmaniose em cães com suspeita da doença. 
De acordo com a médica veterinária da Zoonose de Penápolis, Débora Ninello Polesel, a leishmaniose é uma doença muito grave que atinge não só os cães, mas também pode ser transmitida aos humanos, pela picada do mosquito palha. 
“O combate da doença se baseia no controle do mosquito palha, por isso é importante a limpeza constante dos quintais, eliminando o lixo orgânico como folhas, frutas, fezes de animais, restos de alimentos”, destacou a veterinária. 
Durante a Semana de Prevenção contra a Leishmaniose, a equipe da Vigilância Epidemiológica vai intensificar as ações de orientação, desenvolvendo palestras nas escolas, faculdades, Colégio Agrícola e demais entidades. Também haverá uma ação em parceria com os agentes comunitários de saúde que percorrerão casa a casa, orientando os moradores de todos os bairros sobre a doença e principalmente sobre a prevenção, mantando os quintais limpos.  

Sintomas
A leishmaniose visceral é causada por protozoários que atacam os órgãos internos. Nos cães, os principais sintomas são: descamação seca e lesão de pele, queda de pelos, febre, emagrecimento, anemia, crescimento exagerado das unhas e sangramento pelo corpo. 
No homem, os principais sintomas são: febre, emagrecimento, anemia, aumento do fígado e do baço, hemorragias e imunodeficiência. Infecções e hemorragias são causas mais frequentes de morte nos casos de leishmaniose visceral, especialmente em crianças. A pessoa que apresentar esses sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima para iniciar o quanto antes o tratamento. 

Exame
A confirmação da doença em cães pode ser feita através de exames que são realizados no Centro de Controle de Zoonoses de Penápolis e em clínicas veterinárias. “Caso algum morador suspeitar que seu cão esteja com leishmaniose, deve levá-lo imediatamente para fazer o exame parasitológico, que é confirmatório para a doença”, orientou a veterinária Débora Polesel. 
O atendimento clínico veterinário e exames são oferecidos gratuitamente no Centro de Controle de Zoonoses de Penápolis, que fica localizado na avenida Marginal Maria Chica, 1.306. O agendamento é feito toda terça-feira e o atendimento dos animais acontece toda quarta-feira. Mais informações pelos telefones (18) 3652-5593 ou (18) 3652-7802.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade