Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/10/2006

Seleção: Bailarinas terão dedicação intensiva no projeto Promodança

Detalhes Notícia

Duas bailarinas penapolenses, Jussara Guirao Brito (esq.) e Ana Paula Dias Padilha (dir.), ambas com 17 anos de idade, foram selecionadas para o projeto Companhia Estável do Elenco Promodança. Durante todo o mês de janeiro elas participarão na cidade de Barra Bonita de um curso intensivo de férias, experimentando a rotina de uma verdadeira companhia de dança. O projeto é composto por três núcleos no Estado, sendo os outros dois sediados nas cidades de São Caetano e São Paulo.

Na ocasião, aconteceu a escolha para Títulos Promodança Regional, garantindo a entrada dos dois primeiros classificados de cada categoria para o projeto de férias. Jussara obteve o 3º lugar na categoria Júnior C apresentando variação de Copélia e 2º lugar na mesma categoria com a apresentação de uma coreografia de solo clássico. Já para Ana Paula, apesar de não ter obtido classificação durante o evento onde apresentou um duo livre, foi oferecida uma vaga pelo desempenho demonstrado. Outro processo seletivo para o mesmo projeto foi realizado num festival realizado em Araçatuba, mas não contou com a presença de nenhuma bailarina da cidade de Penápolis.

 

Aulas

Com direção de Maurício de Oliveira, os eventos Promodança fazem parte de um projeto de incentivo à dança, que inclui festivais com premiações e cursos. O curso de janeiro, que acontecerá entre os dias 07 e 31, consiste em aulas e ensaios das 8h00 as 18h00, ministrados por vários professores renomados da dança clássica e contemporânea, como Jorge Penã, Camila Pupo, Valéria Matos, Fernando Silva e Jair Moraes. A diferença deste curso para uma companhia de verdade é que as bailarinas não são remuneradas e sim pagam uma taxa, destinada aos custos com os professores contratados. “Tirando a questão financeira, os dançarinos vivenciam o real dia-a-dia de quem quer se dedicar integralmente à dança, sendo preparados para o mercado de trabalho”, comentou a professora de balé Suzana Stella. O tempo dos cerca de 80 bailarinos participantes será dividido entre aulas e horas dedicadas a montagem de coreografias do segundo ato de Quebra Nozes e Suíte de Dom Quixote para um espetáculo que será apresentado no início de fevereiro. Além disso, durante todo o ano o elenco, ou parte dele, será convocado para participações especiais nos eventos da Promodança.

 

Profissão

Para a professora Suzana, a dança pode ser vista como uma ótima opção profissional, ao contrário do que muitas pessoas acreditam. “Acho que a maioria das críticas parte da falta de informação porque o mercado de trabalho da dança necessita muito de bons profissionais”, disse. Um exemplo disso é a aluna Jussara que, com apenas quatro anos dedicados ao balé, já auxilia a professora nas aulas em Luiziânia onde, a partir do ano que vem, assumirá a turma. “Ela sempre teve talento, mas o mais importante foi sua demonstração de interesse e responsabilidade. Tanto ela quanto a Ana Paula, por levarem o balé a sério, conseguem em pouco tempo uma ocupação profissional remunerada”, disse Suzana, “As faculdades jogam no mercado de trabalho muitos profissionais por ano. Já o balé demora cerca de nove anos para formar um profissional excelente”, compara ela. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade