Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/08/2010

Segurança: Prefeito fala sobre o tema em programa de rádio

O prefeito João Luís dos Santos (PT), durante participação no Programa “Linha Aberta” da Rádio Difusora na última sexta-feira (06), demonstrou mais uma vez sua preocupação com a segurança no município. Ao longo do programa, munícipes fizeram reclamações sobre o tema, evidenciando a violência sofrida pela conselheira tutelar Rosângela Moretti Morangueira durante um assalto. Entre as participações, ficaram evidentes os pedidos de uma segurança mais ostensiva da Polícia Militar para evitar o aumento de roubos, furtos e o aumento de tráfico de entorpecentes na cidade, que sempre culminam em grau elevado, como ocorreu na morte da conselheira. O prefeito João Luís dos Santos concordou com a necessidade de ações que minimizem as ocorrências dessa natureza, mas ressaltou que isso não é típico de Penápolis. “Na região os números também são assustadores. No caso da conselheira tutelar, que lamentamos profundamente a sua morte, vimos a ação de um detento recém liberado da penitenciária, se confirmadas as suspeitas da polícia”, lamentou o prefeito. João Luís também confirmou durante o programa Linha Aberta contato com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e com o Governador do Estado para levar as reclamações dos munícipes e reiterar a necessidade do aumento do efetivo policial na cidade. “Também questionamos a ação do Governo Estadual que, infelizmente, ao remover os presídios da Capital para o interior de São Paulo, fez aumentar a violência que antes era vista somente em regiões metropolitanas. Temos em um raio de 100 quilômetros de Penápolis mais de 12 mil detentos, sem condições de recuperação, e as cidades sem estrutura e sem policiamento suficiente para acolher tamanha demanda”.

Guarda Comunitária
O prefeito de Penápolis também mencionou a proposta, já apresentada em audiência pública na Câmara de Vereadores, da implantação do projeto de Guarda Comunitária e formalizar convênios com a Polícia Militar para implantação de atividade delegada no município. Segundo o prefeito, “Penápolis tem uma rede pública e filantrópica muito forte que realiza trabalho social imprescindível na formação cidadã de milhares de adolescentes e jovens de nossa cidade, precisamos aperfeiçoar e ampliar as ações e projetos de inclusão social, que resultam em promoção da cidadania e prevenção contra a violência. No entanto, necessário a ampliação do trabalho ostensivo e de vigilância para inibir a práticas de delitos”. Ele explicou aos ouvintes da emissora que a implantação de uma guarda municipal e da atividade delegada em parceria com a PM, em qualquer situação, não vai resolver o problema da criminalidade, mas melhorar a sensação de segurança e a prevenção de furtos, roubos e outras práticas delituosas na cidade. “Em relação ao projeto de criação de uma Guarda Municipal, é preciso lembrar que se trata de proposta de uma guarda de natureza civil, comunitária, fundamentada na hierarquia e disciplina, cujos integrantes atuarão como agentes de autoridade policial para todos os efeitos legais. Além disso, cabe registrar que, por questões jurídicas, financeiras e orçamentárias essa criação dependerá de definição da alocação extra de recursos no orçamento e a implantação seria em 2011” explicou. Dentre as ações e propostas previstas, incluem o monitoramento de pontos estratégicos da cidade, patrulha e ronda, serviço operacional em articulação com a Policia Militar e um serviço complementar para o trânsito municipal. Como a sociedade se mostrou bastante otimista em relação ao projeto,  ele será elaborado de forma oficial, apresentado à sociedade civil penapolense e encaminhado ao Legislativo para posterior debate, apreciação e aprovação.  Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade