Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/01/2017

Segurança: Penápolis tem os menores índices criminais desde 2001

(*) Fonte: SSP/SP
Detalhes Notícia
Confira os dados criminais de Penápolis desde o ano 2001:

DA REPORTAGEM

Penápolis teve uma grande redução no número dos principais crimes ocorridos na cidade em 2016. Os índices de furto, roubo e furto e roubo de veículos estiveram entre os menores dos últimos 16 anos. É o que apontou o índice de criminalidade divulgado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP). De acordo com a estatística criminal, a cidade registrou em todo o ano passado, um total de 47 casos de roubos em geral, o menor desde 2001, quando os dados estatísticos passaram a ser divulgados pela secretaria estadual.
A redução neste tipo de crime teve acentuada queda em relação ainda ao ano de 2015, quando 143 casos haviam sido registrados. Destaque também ficou para os casos de furtos em Penápolis, que em 2016 totalizou 651 ocorrências. O bom resultado também é um dos melhores desde o início da divulgação dos dados, perdendo apenas para o ano de 2013, quando 646 casos foram registrados. A redução também foi acentuada em 2016 quando comparada ao número obtido no ano anterior, foram 791 registros. Já em relação aos casos de furtos e roubos de veículos este tipo de crime também obteve um dos menores índices já registrados pela cidade nos últimos 16 anos. Foram 40 ocorrências desta natureza. O número só não é menor do que o registrado em 2003, quando foram contabilizados 39 casos; um a menos. 
Se levarmos em consideração o ano de 2015, a queda também teve relevância, já que naquele ano o total foi de 64 casos. Somente o número de homicídios dolosos é que apresentou um aumento. Subiu de três em 2015 para quatro em 2016. Nos últimos cinco anos os casos de homicídio se mantiveram estáveis. Em 2010 a Secretaria de Segurança registrou sete casos em Penápolis.
Outra característica que chama a atenção é a de que o número de crimes foi diminuindo ao longo dos anos 2000, mesmo com o crescimento da população, que passou de 54.635 em 2000 para 58.529 em 2010 segundo censo do IBGE. 

PM
Em nota, a Polícia Militar de Penápolis destacou que o combate direto à criminalidade está ligado ao combate do tráfico de drogas ilícitas, além de maior aproximação dos organismos integrantes da segurança pública, como o Judiciário e o Ministério Público. 
A PM destacou também alguns dos fatores que auxiliaram na melhoria do policiamento e dos serviços prestados pela PM. Entre eles está o aumento da atividade operacional de combate aos criminosos envolvidos com o tráfico de drogas; emprego do efetivo com foco às ocorrências criminais, atuando ainda em um período diário nos horários de maior número de ocorrências de acordo com acompanhamento dos índices estatísticos criminais; maior dinâmica com a concentração do atendimento 190; otimização da atividade Dejem e a aproximação com a comunidade, ensejando maior confiança e denúncias por parte do cidadão. “Com a prisão de diversos traficantes e autores de roubos, a constância do policiamento e a persistência de nossos honrosos policiais, podemos ainda dar mais proteção e atenção ao cidadão”, afirmou a nota. “A PM estará sempre á disposição para garantir o direito de livro locomoção, o direito ao lazer, à dignidade da pessoa humana, fatores que eram coibidos pelos traficantes”, enfatizou a nota. 
A PM local encerrou a nota ressaltando que o policiamento teve maior presença em bairros problemáticos, além de maior ostensividade, aumento da confiança da comunidade, melhora no atendimento de ocorrências, entre outros fatores como aliados na redução dos índices criminais, destacando também o apoio da imprensa na divulgação dos trabalhos policiais. 

Mais números
A Secretaria de Segurança Pública divulgou também que em 2016 foram registradas duas tentativas de homicídio, 16 lesões corporais culposas, 14 estupros, um roubo de veículo e um roubo de carga, além de 39 furtos de veículos. A produtividade policial também foi destacada pelo órgão se segurança. Penápolis teve ao longo do ano passado 72 ocorrências de porte e 153 de tráfico de entorpecentes. Foram 12 ocorrências de porte ilegal de arma e 28 armas de fogo apreendidas. 
No ano passado foram 266 flagrantes lavrados com 311 pessoas presas em flagrante. 155 pessoas presas por mandado e 421 prisões efetuadas. No total, foram 806 inquéritos policiais instaurados.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade