Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/01/2013

Segurança Pública: Semana de Trânsito está entre os 20 melhores projetos de 2012

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Tenente Zambrosi explica o projeto da Semana de Trânsito aos convidados durante coquetel promovido na sede da Polícia Militar de Penápolis

DA REPORTAGEM

 

O projeto da Semana do Trânsito Seguro de Penápolis, promovido pela 2ª Companhia da Polícia Militar está entre os 20 projetos finalistas do 5º Prêmio "Polícia Cidadã", promovido pelo Instituto Sou da Paz. A novidade foi divulgada na noite de segunda-feira, 21, durante encontro promovido na sede da Polícia Militar de Penápolis, oportunidade em que foram apresentados os balanços oficiais sobre as três edições desenvolvidas na cidade nos últimos anos. Para conhecer o projeto aplicado, duas auditoras do instituto estiveram em Penápolis durante todo o dia conhecendo o trabalho que foi desenvolvido no decorrer do projeto de Trânsito Seguro. De acordo com o 2º Tenente Comandante Interino da 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis, Flávio Bachiega Zambrosi, o objetivo da visita das auditorias foi conhecer de forma mais profunda o projeto, entendendo melhor como o programa é desenvolvido na cidade. "São itens necessários também para o julgamento do projeto, por isso conheceram seu desenvolvimento, qual faixa da população estava sendo atingida e os resultados que estávamos obtendo com a Semana de Trânsito Seguro", comentou. Além de Penápolis, também serão avaliados projetos de outras cidades. "Independente do resultado, continuaremos investindo neste projeto, sempre contando com o apoio da sociedade e dos nossos parceiros empresários, que nos ajudam através de patrocínios", ressaltou Zambrosi. A Semana do Trânsito Seguro de Penápolis objetiva mobilizar um grande número de pessoas e entidades, para a harmonia entre veículos e pedestres, maior humanização e o cumprimento efetivo de normas e leis para que haja uma diminuição significativa no número de acidentes em Penápolis. Muitos estudos mostram que a conscientização é o único meio eficaz para o cumprimento de leis, e diminuir o número de acidentes. Segundo a Polícia Militar de Penápolis, em 2012 participaram cerca de três mil crianças do 3º ao 5º ano das escolas estaduais, municipais e particulares e seus pais que também receberam orientações durante palestras ministradas nas escolas. Uma das características do evento é a exposição de painéis que mostram fotos de acidentes, além da exposição de materiais utilizados pelas autoridades para o socorro às vítimas de acidentes de trânsito. "As exposições e apresentações são desenvolvidas em locais específicos da cidade, para alertar sobre os direitos e os deveres dos indivíduos, cujos papéis são de fundamental importância, para alcançarmos um trânsito mais seguro", enfatizou Zambrosi.

 

Estatísticas

Segundo o levantamento feito pela Polícia Militar, os números de acidentes de trânsito apresentaram significativa diminuição após a implantação do projeto na cidade. As estatísticas mostram o índice de acidentes no ano de 2008, antes do projeto ser implantado, e 2011, quando a Semana de Trânsito Seguro já havia sido implantada. Em 2008 os acidentes sem vítimas totalizaram 283 casos. Em 2011, as ocorrências caíram para 132, o que apresentou uma margem de 53% na diminuição. Esta redução de acidentes também pôde ser percebida com os casos que envolvem vítimas. Antes do programa a média de ocorrências era de 492, caindo para 471 em 2011. O que significa uma redução de 7%. Enquanto isso os atropelamentos também diminuíram, caindo de 26 em 2008 para 21 em 2011, o que significa uma redução de 9%. "Essas diminuições são bastante significativas para a PM, principalmente pelo fato da frota de veículos aumentar a cada ano, o que deveria também acontecer com os acidentes, mas temos um resultado que vai contra as estatísticas, mostrando que o motorista tem se preocupado mais com a sua vida e das outras pessoas", ressaltou o Tenente.

2012

No projeto desenvolvido em Penápolis no ano passado, a PM promoveu uma grande festa no Parque Maria Chica, marcando o encerramento das atividades em setembro de 2012. Na oportunidade, estiveram reunidos representantes da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Rodoviária e Corpo de Bombeiros, todos realizaram demonstrações sobre os trabalhos realizados na cidade, além de passar dicas para a população de como fazer um trânsito mais seguro. O Helicóptero Águia 19, da Polícia Militar de Araçatuba também esteve presente no local, e as pessoas puderam conhecer a aeronave e ver um show de manobras realizadas pelos pilotos. Foram distribuídos para os presentes, mudas de árvores nativas e bolas para as crianças que também se divertiram nos brinquedos espalhados pelo parque. Um dos destaques do evento foi a exposição de painéis que mostram fotos de acidentes, e a exposição de equipamentos utilizados pelas autoridades para socorrer as vítimas de acidentes de trânsito. Houve um trabalho realizado com crianças de escolas da cidade através de blitz nas ruas do centro, onde elas conheceram e relembraram as principais normas para que o trânsito flua de forma segura para todos, além de refletirem sobre a necessidade urgente da mudança comportamental de todos, visando à diminuição de acidentes. Durante as blitz centenas de motoristas foram orientados e receberam materiais sobre as normas e a conduta correta no trânsito. As crianças fizeram autuações aos motoristas que cometeram alguma infração de trânsito, sem o pagamento de multas, apenas para conscientização. Foi realizada ainda uma passeata pelas principais ruas da cidade. Este ano o slogan do evento foi "No trânsito não tenha pressa, sua vida é o que interessa", criada pelo aluno Pedro Henrique Manzano da Silva Lopes, da Emef Armelindo Artioli durante concurso promovido em junho (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade