Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/08/2010

SEGURANÇA PÚBLICA: PM ocupa bairros e centro da cidade para conter crimes

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

Com a finalidade de combater crimes como o tráfico de drogas, porte ilegal de armas, furtos e roubos, a Polícia Militar de Penápolis está realizando várias operações na cidade, entre elas o bloqueio em alguns pontos com o objetivo de preservação da ordem pública e transmitir segurança à população. Conforme as informações do capitão da PM de Penápolis, Carlos Fernando Frascá Filho, as operações estão sendo feitas em locais e horários baseados em dados criminais inteligentes da PM, que registram um maior número de delitos no município, em especial os roubos. “Estamos trabalhando com 100% do nosso efetivo, além de termos o apoio da Força Tática de Birigui e Araçatuba”, comentou. Durante todo o dia de ontem, os militares realizaram diversos bloqueios em pontos estratégicos da cidade, entre eles nas avenidas Leandro Ratisbona de Medeiros, Bento da Cruz, Santa Casa e Luiz Osório. Até o fechamento desta edição, durante a operação um adolescente foi detido na estrada vicinal Cleto Gali, no km 01 do bairro rural Bahia por estar dirigindo sem habilitação. Na abordagem os policiais ambientais constataram que a motocicleta, uma Honda C100 Biz, cor preta com placas de Birigui era produto de furto. O adolescente alegou que havia adquirido a motocicleta de um tratorista, dando em troca um videogame, duas bicicletas e um micro system com defeito, além de R$ 100 em dinheiro. A moto estava com a partida através de ligação direta e o adolescente não era habilitado. Ele foi conduzido a Delegacia do Município, acompanhado do tratorista que teria adquirido o veículo de um oleiro que também foram detidos. A moto foi apreendida.

Números
O capitão Frascá, não divulgou os números referentes às operações que estão sendo feitas na cidade, mas garantiu que o patrulhamento é uma forma muito eficiente de combater o crime e, abordar principalmente, acusados de roubo, tráfico de drogas, apreensão de armas e presos beneficiados pelo indulto, a famosa “saidinha” e que estão foragidos. “As pessoas acham que a PM está parada, eu afirmo que não estamos, pois trabalhamos com inteligência, o que vem surtindo bons resultados até o momento”, destacou. Ele informou que o número de flagrantes feitos pela Polícia Militar dobrou no mês de julho, quando foram presos dois ladrões que estavam praticando a maioria dos assaltos violentos que ocorreram no município. “O número de roubos, por exemplo, caiu no mês de julho e teve outra queda nos primeiros 10 dias de agosto”, observou. Porém, este mês houve constrangimento e revolta por parte da população penapolense pela morte bárbara da conselheira tutelar Rosângela Moretti Morangueira, 55 anos, mais conhecida por Chuchu, que foi assassinada durante uma tentativa de assalto. Um dos acusados já foi capturado pela Polícia. Além disso, um jardineiro de 26 anos foi morto a tiros no Jardim Planalto no último sábado, 07, e de um homem de 55 anos que foi baleado após reagir a uma tentativa de assalto na segunda-feira, 09. O capitão ressaltou que a PM trabalha em conjunto com os demais órgãos, entre eles a Polícia Civil, na tentativa de esclarecer os casos que vem ocorrendo na cidade.

Roubos
Dados obtidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram que o número de roubo na cidade teve um aumento de 76% no primeiro semestre de 2010, em comparação com o mesmo período do ano passado. No total, foram registrados 51 roubos de janeiro a junho do ano passado, enquanto que nos seis primeiros meses de 2010 já ocorreram 90 assaltos. Outro aumento que houve foi na modalidade de roubo de veículos, foram 12, enquanto que 2009 somente cinco. No ano passado, 141 assaltos ocorreram em Penápolis e a taxa de roubo por cada 100 mil habitantes foi de 244,35 na cidade. Embora os números possam despertar várias opiniões, a situação é mais preocupante nas cidades de Araçatuba, que em 2009 teve 922 roubos e taxa de 505,80 por cada 100 mil habitantes e Birigui que registrou 458 roubos e a taxa foi de 437,11. Neste primeiro semestre, as duas cidades atingiram os mesmos números do ano passado, totalizando, respectivamente, 473 e 253 roubos em seis meses. “A população pode ficar tranquila, pois não estamos parados, mas atuando na cidade para que nada de ilícito possa ser feito e contamos também com a colaboração da comunidade para nos informar sobre os possíveis bandidos, através do 190 ou pelo (18) 3652-0110”, finalizou Frascá. (IA)

Foto: Além do efetivo penapolense, a operação contou com o apoio da Força Tática de Araçatuba

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade