Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/10/2018

Segurança garante ordem na distribuição das urnas

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Rua São Francisco foi interditada neste sábado e a PM garantiu a segurança na distribuição das urnas eletrônicas

DA REPORTAGEM

Quem passou neste sábado (06) pelo centro de Penápolis percebeu a grande movimentação em frente aos cartórios da 87ª e 289ª Zonas Eleitorais de Penápolis, devido à organização e distribuição de urnas eletrônicas em suas respectivas seções eleitorais. Somente em Penápolis são 133 seções distribuídas em 17 locais de votação entre escolas da cidade. 
Segundo o chefe de cartório da 87ª ZE, Samuel da Silva Pereira, um forte esquema de segurança é montado para o transporte das urnas. O processo se iniciou na sexta-feira (05) com a requisição dos prédios públicos para a Justiça Eleitoral (JE), quando seus representantes vão às escolas para averiguação dos espaços. Já no sábado, um forte esquema de segurança é montado para o transporte das urnas até suas seções. “Todas são verificadas e colocadas na caixa de transporte. Após este processo elas são levadas para as escolas, onde são instaladas e novamente verificadas para seu funcionamento normal no dia da eleição. Esse trabalho é feito com acompanhamento de representantes da Justiça Eleitoral e sob escolta da Polícia Militar”, explicou Pereira. 
Ele esclareceu que nenhuma modificação é feita na urna durante este processo de verificação. “É um procedimento comum que visa garantir o funcionamento da urna. Desde seu processo de lacração, ela fica programada para funcionar somente no dia e horário da votação, ou seja, ela não registra qualquer coisa antes deste período, garantindo que não haja fraude na votação”, ressaltou. 
Depois de instaladas as urnas, as escolas onde ocorrerão a votação são fechadas e policiais militares permanecem no local até a manhã de domingo (07) para garantir segurança do local. Mesmo com o início da votação, a Polícia Militar continua responsável pela segurança, garantindo a ordem durante o pleito. 
A segurança das urnas continua, após as 17h00, quando encerra a votação, e o Presidente de seção fica responsável em colher todos os dados registrados pela urna, sendo estas informações salvas em “pendrives” específicos da Justiça Eleitoral. 
A segurança destas informações durante seu transporte entre a seção e a Zona Eleitoral, onde os votos são registrados de forma oficial, é garantida pelo Presidente de seção, que faz este transporte acompanhado por policiais militares. “Todo o processo é feito de forma organizada e a fim de garantir a segurança da Urna Eletrônica e também das informações registradas voto a voto. Tudo para garantir a segurança do processo eleitoral e a transparência, junto ao eleitor”, concluiu.

CONFIRA NO JORNAL IMPRESSO OS LOCAIS DE VOTAÇÃO EM PENÁPOLIS.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade