Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/03/2013

Secretaria de Saúde realizará censo animal em Penápolis

Começam no próximo mês de abril os trabalhos para a realização do censo animal em Penápolis, que visa obter o levantamento do número de cães e gatos no município, para nortear as ações do Serviço de Vigilância Epidemiológica, voltadas à população animal.
Portanto, a partir do dia 01 de abril, os agentes comunitários de saúde vão percorrer todas as residências da cidade, fazendo o questionamento aos moradores, para obtenção dos dados necessários ao censo animal.
Segundo explicou a encarregada do Serviço de Vigilância, Lucimari Domingues Oliveira, o questionário para o censo animal será aplicado pelos agentes comunitários de saúde durante as atividades de visita casa a casa com orientação sobre a dengue. “Vamos aproveitar esse período em que as equipes estarão visitando todas as casas da cidade, para fazer o levantamento de dados do censo animal. Por isso pedimos para que os moradores permitam a entrada em suas residências dos agentes comunitários de saúde, que estarão devidamente identificados; e também colaborem fornecendo as informações solicitadas sobre os animais de estimação”, orientou a encarregada.

Questionário
Dentre as perguntas que serão feitas aos moradores para o censo animal, estão: quantidade de animais (cães e gatos) que possui, qual a idade, raça, se eles são vacinados, esterilizados, o tipo de alimentação, cuidados com a saúde, higiene, dentre outras. A população também será consultada sobre o que acham do processo de castração animal.
De acordo com a médica veterinária do Serviço de Vigilância, Larissa Paula Lundstedt, essas informações são de extrema importância para fazer o levantamento da população animal em Penápolis. “Com posse dos dados fornecidos pelo censo animal, será possível avaliar a população de cães e gatos do município, fazer o controle populacional, desenvolver ações de prevenção e controle de leishmaniose, programa de posse responsável do animal, dentre outras atividades”, comentou a veterinária.
A partir da próxima semana, a equipe da Vigilância Epidemiológica percorrerá todas as unidades de saúde orientando os agentes comunitários sobre a aplicação do questionamento. E em abril, inicia a visita casa a casa com a coleta dos dados. O censo animal está previsto para ser concluído em aproximadamente 60 dias.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade