Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/03/2012

Secretaria de Saúde programa Operação Bota-fora para abril

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã de ontem, 20, uma reunião com representantes das demais secretarias da Prefeitura de Penápolis para organizar a Operação Bota-fora na cidade que começará na primeira semana de abril. Nessa ação, os munícipes deverão retirar dos seus quintais todos os criadouros do mosquito da dengue e da leishmaniose.
A iniciativa de realizar o Bota-fora no município se deu a partir da confirmação de mais um caso de leishmaniose humana em Penápolis e também do risco de uma epidemia de dengue no município. Para tanto a Saúde conta com a parceria das Secretaria de Governo, Obras, Agricultura, Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis).
De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica, o município de Penápolis tem três casos de leishmaniose humana confirmados neste ano. O primeiro caso foi uma criança de dois anos residente na Vila Altimari, que antes morava na Vila Planalto. A criança já teve alta hospitalar e está bem. O segundo caso foi de uma gestante de 16 anos da Vila Planalto que ainda continua internada na Sana Casa de Araçatuba em tratamento. E o terceiro caso confirmado recentemente é de uma criança de dois anos residente na Vila Aparecida. Ainda na tarde de ontem foi colhido mais um exame de uma gestante suspeita de leishmaniose também residente na Planalto.
“Devido a incidência dos casos sempre na mesma região, decidimos por iniciar o bota-fora nos bairros da Aparecida, Altimari e Planalto e no entorno de 500 metros dos casos confirmados”, esclareceu o chefe de serviço da Vigilância, Vlademir Marangoni Filho. Na sequencia, o bota-fora se estenderá por todos os outros bairros da cidade.

Procedimento
A partir do dia 02 de abril, os agentes comunitários de saúde e agentes de saneamento irão percorrer todas as residências dos bairros críticos (Altimari, Planalto e Aparecida) e num raio de 500 metros das residências dos casos confirmados de leishmaniose humana.  Os funcionários da Saúde farão as visitas, panfletagem, distribuição dos sacos plásticos e orientações sobre os materiais que deverão ser retirados dos quintais e o período de coleta em cada setor.
“É importante que a população colabore fazendo a limpeza dos quintais e principalmente respeite a data da coleta, para que não fique nenhuma sujeira para trás”, orientou a encarregada do serviço da Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira.
A parceria com as outras secretarias é fundamental no Bota-fora porque será preciso o empréstimo dos caminhões, maquinário e funcionários que irão recolher o material depositado pela população.
O cronograma da operação em todos os setores do município, bem como a data de coleta em cada região serão divulgadas posteriormente.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade