Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/10/2011

Secretaria de Saúde orienta sobre focos de dengue em cemitérios

Com a chegada do Dia de Finados, celebrado no próximo dia 02 de novembro, haverá grande aumento de visitas aos cemitérios da cidade. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Vigilância Epidemiológica orienta a população sobre os cuidados com vasos e enfeites plásticos depositados nos jazigos, que possam acumular água e tornarem-se criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. O Serviço de Vigilância Epidemiológica disponibilizará no Dia de Finados, equipes de agentes de saneamento para orientarem a população nos cemitérios da cidade. Qualquer dúvida deverá ser esclarecida com os servidores que estarão à disposição com as informações técnicas necessárias à comunidade. De acordo com o chefe do serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, o médico veterinário Vlademir Marangoni Filho, a intenção é fazer com que as pessoas que se deslocarem até os cemitérios municipais para prestarem suas homenagens aos seus entes queridos, hajam de maneira correta, não depositando vasos de flores naturais embalados, já que podem acumular água parada. “Os recipientes utilizados nas homenagens acabam tornando-se um grande problema de saúde pública, acumulando água parada e criando o mosquito da dengue”, explica. Marangoni ainda orienta que no caso de vasos fixos é solicitado para que as pessoas depositem apenas flores artificiais e acrescente neles, areia lavada até a borda superior e que ainda providenciem furos no fundo dos recipientes para escoamento de águas que por ventura se acumularem no mesmo. “Com esses cuidados básicos, todos poderemos prestar as homenagens no Dia de Finados e não teremos problemas de focos do mosquito transmissor pelos cemitérios”, completa o chefe de serviço.

Prevenção
A Secretaria de Saúde de Penápolis, por meio da equipe de controle de vetores do Serviço de Vigilância Epidemiológica, tem intensificado nos últimos anos os trabalhos preventivos através da eliminação de criadouros e de ações educativas em floriculturas e marmorarias para adequação dos produtos comercializados ao controle da dengue nos cemitérios da cidade, com o objetivo de não acumular possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e minimizar risco de transmissão do vírus nas áreas e setores vizinhos aos cemitérios.

Balanço
Em 2011, Penápolis apresentou até o dia 26 de outubro, 26 casos positivos da doença. “A investigação epidemiológica realizada por nossa equipe, caracterizou como sendo 23 casos autóctones (infecção contraída no município) e 03 casos importados (pessoas que já vieram infectadas de outros municípios)”, finalizou Marangoni. Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade