Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/10/2013

Secretaria de Saúde inicia plano de intensificação de combate à dengue

Secom-PMP
Detalhes Notícia
A servidora Lucimari mostra o saco plástico azul para coleta de criadouros, adotado pela Vigilância, e a escovinha para retirada dos ovos do mosquito transmissor

Desde o dia 1º de outubro a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis, está desenvolvendo em toda a cidade um esquema de trabalho especial para combater a dengue. Trata-se de um plano de intensificação traçado pela equipe de Vigilância Epidemiológica, visando prevenir uma possível epidemia da doença, já que com a chegada do período de altas temperaturas e muitas chuvas, a tendência é aumentar o aparecimento de criadouros do mosquito transmissor.
Segundo explicou o secretário municipal de Saúde de Penápolis, Alex Marques Cruz, haverá um incremento no trabalho de rotina já realizado.
“Nossa equipe, além de dinamizar ainda mais as visitas às residências, fazendo orientações sobre prevenção e alertas sobre os sintomas da doença, darão ênfase à necessidade de remoção dos ovos dos mosquitos transmissores”, explicou ele.
“Essa remoção deve ser feita com auxílio de uma escova de limpeza ou bucha. Para isso nossos agentes estarão utilizando esses materiais e fazendo a demonstração de como deve ser feita a limpeza do recipiente, em especial os bebedouros de animais e pratos de plantas, pois muita gente troca a água diariamente mas não lava as paredes do vasilhame, local onde os ovos do mosquito ficam grudados”, completou.
O secretário de Saúde lembrou ainda que os ovos de Aedes Aegypti podem sobreviver até um ano, mesmo estando no seco, com possibilidade de eclodir se voltar a ter contato com a água neste intervalo de tempo. “Daí a necessidade de eliminar os ovos do mosquito”, frisou Alex.
Estudos divulgados pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), com base em experiências de outras cidades, apontam que este tipo de ação tem dado excelentes resultados. Por esta razão a Secretaria de Saúde de Penápolis está adotando o método junto à população.

Saco Azul
Outra ação do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Penápolis é a distribuição, nas residências, de sacos plásticos azuis para recolhimento de criadouros do mosquito da dengue.
A encarregada da Vigilância Epidemiológica, a servidora Lucimari Domingues Oliveira, revelou que foram feitas reuniões com toda equipe de funcionários envolvidos na mobilização e passadas as coordenadas tanto sobre a escovação de criadouros para retirada de ovos, como sobre a distribuição dos sacos azuis.
“Estes sacos azuis deverão ser colocados na rua para recolhimento por parte do Daep,  no dia da coleta normal”, disse Lucimari.
“Estamos orientando as pessoas a coletarem dos seus quintais os materiais inservíveis que podem se tornar juntar água parada, como latinhas, garrafas, descartáveis em geral, enfim, é preciso fazer uma faxina e retirar o que for possível”, enfatizou ela.
“Vale lembrar que não serão recolhidos materiais como entulho de construção nem podas de árvores, apenas criadouros menores, que cabem nos sacos de lixo azuis que estamos distribuindo”, alertou Lucimari.
“Queremos ressaltar que este trabalho está sendo feito graças a uma grande parceria entre Secretaria de Saúde, Avape, Daep, Consórcio Lajeado, Secretaria de Administração, Serviço de Fiscalização de Posturas e Secretaria de Agricultura”, finalizou Lucimari.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade