Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/04/2013

Secretaria de Saúde inicia levantamento de dados de animais

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Agente comunitária de saúde aplica questionário do Censo Animal em visita à residência da munícipe Vilma Gavioli

Começaram nesta semana as visitas casa a casa para a realização do censo animal em Penápolis. Os agentes comunitários de saúde estão percorrendo as residências para orientar a população sobre a dengue e aplicar questionário para posterior levantamento do número de cães e gatos no município. Este trabalho tem como objetivo direcionar as ações do Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica, relacionadas à população animal.
Com previsão para ser concluída em aproximadamente 60 dias, a coleta de dados está sendo realizada por profissionais treinados para a aplicação do questionário e devidamente identificados. É necessária a colaboração dos munícipes em atender os agentes comunitários de saúde e fornecer devidamente as informações solicitadas.
Segundo a médica veterinária do Serviço de Vigilância, Larissa Paula Lundstedt, os dados coletados são importantes para que haja o levantamento da atual situação dos animais em Penápolis.
“A partir da avaliação da real condição dos animais na cidade, poderemos desenvolver programas de controle do aumento exacerbado de cães e gatos com possível castração, além de estabelecer deveres ao cidadão que possui animais em casa”, relatou.
“Este trabalho também visa melhorar o programa de controle da leishmaniose e conscientizar a população sobre o cuidado responsável dos animais”, completou a veterinária.
Para a munícipe Vilma Gavioli Munhoz, residente do Jardim Aeroporto, a ação é necessária para que a quantidade de animais de rua diminua. “Com o levantamento será possível conter inclusive o aumento do número de animais sem dono e, também, contribuir com melhorias significativas à saúde dos bichinhos de estimação da comunidade”, comentou.
O questionário é composto por perguntas, como: raça, idade, quantidade de animais que o morador possui em casa, se são vacinados, qual o tipo de alimentação, cuidados com a saúde, higiene, consulta sobre o processo de castração animal, entre outras.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade