Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/07/2009

Secretaria de Saúde está preparada para enfrentar nova gripe

Detalhes Notícia

No último dia 22 foi realizada na Santa Casa de Penápolis uma reunião entre representantes dos órgãos da saúde do município para tratar das providências relacionadas à gripe causada pelo vírus Influenza A (H1N1), popular “gripe suína”. O objetivo foi capacitar os órgãos ligados à saúde pública do município, assim como os servidores e a clientela da Vigilância Sanitária local para enfrentar as ocorrências da doença. Participaram do encontro o secretário municipal de Saúde, Artur Andreata; o administrador da Santa Casa, Roberto Bastos; o chefe do Pronto Socorro Municipal, Ledo Cecílio; os representantes da Vigilância Sanitária, Vladimir Marangoni e Alexandre Almeida; e os médicos Rony Sumer e Antonio Gazola, este último, vice-diretor clínico da Santa Casa. Na reunião foram definidas as condutas a serem seguidas para uma ação rápida e eficaz na hipótese do surgimento de casos da nova gripe no município. Dentre os vários aspectos discutidos, destacou-se o isolamento de pacientes com sintomas da doença, a distribuição de máscaras e  orientação à comunidade e familiares de suspeitos.
Os órgãos da Saúde estão alertas para os casos que possam surgir. Foram estabelecidas algumas medidas preventivas e de protocolo para minimizar os efeitos da doença na comarca. Estas medidas são as seguintes: 1) os pacientes com sintomas ou sinais de doença respiratória febril aguda deverão ser imediatamente atendidos; 2) Uso de EPI (máscaras para proteção individual contra gotículas) por parte da equipe profissional; 3) Pacientes com doença respiratória aguda grave deverão ser imediatamente isolados desde a triagem até internação ou transferência para serviço referenciado a critério médico; 4) orientar familiares e pacientes para a lavagem das mãos e outras medidas profiláticas. São ainda disponibilizadas pias e sabonete líquido para a lavagem das mãos, assim como lenços descartáveis e lixeira com pedal na recepção do Pronto Socorro Municipal e em outros locais que se fizerem necessários. Os pacientes com doença respiratória febril aguda serão isolados em forma individual ou coletiva a critério médico. Secom – PMP

Foto: Representantes da Saúde no município estudaram estratégias preventivas para enfrentar a nova gripe

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade